STF retoma em junho julgamento sobre compartilhamento de torres

Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar neste mês de junho o julgamento sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7708, sobre a retomada ou não da regra de compartilhamento obrigatório de torres separadas por menos de 500 metros.

O julgamento virtual da ação foi agendado para ocorrer entre os dias 13 e 24 de junho, após a devolução dos autos pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele foi o responsável pelo pedido de vista que suspendeu o julgamento da ação no último mês de março.

A ADI 7708 foi movida pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), que representa as empresas de torres e que defende a retomada da regra do compartilhamento obrigatório. Já as operadoras móveis são contra a volta do dispositivo, derrubado pelo Congresso em 2021.

Notícias relacionadas

Em 2024, o ministro do STF, Flávio Dino, expediu uma medida cautelar para retomar as regras antigas dos 500 metros. O julgamento a ser retomado no STF avalia se essa cautelar será referendada, em votação que foi suspensa com um placar de 4×2 contra a medida do ministro Dino e a causa da Abrintel.

No momento, apenas o ministro Dias Toffoli acompanhou a cautelar de Flávio Dino, ao passo que os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e André Mendonça seguiram voto divergente do presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!