O Conselho de Comunicação Social (CCS) conta agora com novos integrantes, que foram empossados na última segunda-feira, 3. Com estas novas nomeações, o colegiado fica completo em sua composição. Os demais conselheiros já haviam sido eleitos anteriormente.
Composto por 13 conselheiros titulares e 13 suplentes, o CCS é um colegiado do Congresso Nacional que realiza estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações a respeito do tema da comunicação social no Brasil. Previsto pela Constituição de 1988, o conselho foi regulamentado pela Lei 8.389, de 1991.
Os conselheiros representam setores da sociedade civil, das empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros com notórios conhecimentos na área de comunicação social e representantes das categorias profissionais dos jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo. Os conselheiros são eleitos pelo Congresso dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social.
Os conselheiros empossados nesta segunda, foram:
- Samir Nobre Maia, representante titular das empresas de televisão;
- João Camilo Júnior, representante suplente das empresas de televisão;
- Júlio César Vinha, representante suplente das empresas de imprensa escrita;
- Ana Flávia Cabral Souza Leite, representante titular da categoria profissional dos artistas;
- Débora Duboc Garcia, representante suplente da categoria profissional dos artistas;
- Angela Cignachi Baeta Neves, representante titular da sociedade civil;
- Marcus Vinícius Bennett Ferreira e Camila Leite Contri, representantes suplentes da sociedade civil.
O conselheiro Rafael Menin Soriano, representante titular das empresas de imprensa escrita, tomará posse em 1º de julho.
O presidente do CCS, conselheiro Miguel Matos, comemorou a composição. "É muito bom que o Conselho agora esteja completo e com isso a gente possa trabalhar". (Com informações da Agência Senado)