Liminar garante inclusão de SVAs em planos de telefonia em Santa Catarina

[Publicado no Mobile Time] Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não julga a ação contra a lei estadual de Santa Catarina que proibia a inclusão de serviços digitais em planos de telefonia móvel, as teles conseguiram uma liminar que suspende os efeitos da referida lei. O desembargador Francisco Oliveira Neto, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, concordou com os argumentos apresentados pelo SindiTelebrasil, entidade que representa as operadoras, e deferiu medida cautelar permitindo que serviços digitais voltem a ser incluídos em planos de telefonia móvel. A decisão foi tomada no dia 13 de maio.

Em sua petição, o SindiTelebrasil argumentou que a referida lei seria uma "afronta à livre iniciativa, expressamente garantida pela Constituição Estadual." Por sua vez, o desembargador levou em conta um parecer da Procuradoria Geral da República, anexado ao processo no STF, no qual o órgão se posiciona contrário à lei catarinense ao alegar sua inconstitucionalidade. Escreveu Oliveira Neto em seu despacho: "Além disso, há numerosos julgados do Supremo Tribunal Federal que reconhecem inconstitucionalidade de leis estaduais que, a pretexto de defesa do consumidor, apresentam repercussão onerosa sobre contratos de concessão de serviço público federal relacionados com Telecomunicações."

Ainda falta o julgamento do mérito da ação. Mas, considerando a jurisprudência existente, é esperado que a lei catarinense seja declarada inconstitucional pelo STF.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!