Prefeitura do Rio critica instalação de antenas

O subsecretário municipal de engenharia e conservação do Rio de Janeiro, Marco Aurélio Oliveira, servidor responsável pelo licenciamento de antenas celulares, não poupou críticas à infraestrutura das operadoras móveis na capital fluminense, em sua participação no 13º Rio Wireless, nesta terça-feira, 4, no Rio de Janeiro. "Não podemos ter a tecnologia de qualquer maneira, desrespeitando as pessoas que circulam pela cidade. O Rio de Janeiro é patrimônio da humanidade", disse.

Notícias relacionadas
Oliveira destacou o impacto não apenas das antenas, mas do seu cabeamento, pois as torres, especialmente as de 4G, requerem conexão por fibra ótica, o que demanda obras civis. Ele citou o caso do estádio do Maracanã, onde faltando apenas seis meses para a conclusão das obras as operadoras começaram a negociar a cobertura interna com antenas e, a quatro meses da abertura, o cabeamento. "Agora, com as ruas (em volta do Maracanã) prontas, querem quebrar para passar cabos", reclamou.

O representante da prefeitura conclamou as teles a adotarem tecnologias mais modernas, especialmente de antenas de pequeno porte, para que a paisagem não seja tão impactada. "Há antenas separadas por 50 metros concorrendo uma com a outra", disse. E criticou também os contêineres instalados no alto de alguns prédios para dar suporte a torres celulares. "Precisamos tirar esses contêineres horrorosos. É quase um novo pavimento nesses prédios", disse.

Se as operadoras celulares querem transformar o Rio de Janeiro em um exemplo nacional de parceria com uma prefeitura para a instalação rápida de novas antenas, vão precisar conversar muito com o subsecretário. Uma reunião está marcada para a semana que vem entre as teles e a prefeitura com o intuito de negociar a adoção de boas práticas de engenharia na instalação de antenas celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!