Sky compra operadora de MMDS ITSA e coloca o pé no WiMax

A operadora de TV por assinatura Sky comprou a operação de MMDS ITSA (ex-TV Filme). Mais do que uma aquisição de uma operadora de TV paga por outra, trata-se da aquisição, pela maior operadora de DTH da América Latina, de freqüências que podem ser utilizadas para serviços de WiMax, já que o MMDS opera na faixa de 2,5 GHz, considerada uma das mais nobres para transmissão de dados na tecnologia. A operação foi comunicada à Anatel há cerca de um mês, apurou este noticiário, mas estava sendo mantida reservada até que houvesse a aprovação regulatória. Do ponto de vista legal, contudo, não há nenhuma restrição a que uma empresa estrangeira adquira uma licença de MMDS. A Sky é controlada pela DirecTV Group, que por sua vez tem como maior acionista a Liberty Media. A DirecTV é a maior operadora de DTH nos EUA e na América Latina. A ITSA está presente com licenças sediadas em 12 cidades: Bauru (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Franca (SP), Goiânia (GO), Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP), Uberaba (MG) e Vitória (ES). Além destes municípios, as outorgas dão o direito à prestação do serviço nas respectivas regiões metropolitanas, até o limite do raio de 35 km. A ênfase do serviço da ITSA tem sido dada nas cidades de Brasília, Goiânia, Belém, Campina Grande e Belo Horizonte, onde acumula cerca de 40 mil assinantes. A ITSA é uma das primeiras operadoras de TV por assinatura do Brasil, e completará 20 anos de operação em 2009.

Laboratório

Procurado por esse noticiário, Luiz Eduardo Baptista (Bap), presidente da Sky, confirma a operação. Explica que se trata de uma aquisição de base e de uma operação de TV paga que pode servir de plataforma para a expansão dos serviços da Sky para a classe C. Além disso, será o laboratório da Sky na operação de banda larga. "Uma das coisas importantes desta iniciativa é que testaremos uma alternativa de rede de banda larga, que não temos hoje. Vamos aprender quais são as oportunidades", diz o executivo, que se mostra aberto a analisar as outras oportunidades no mercado de MMDS depois que tiver resultados mais concretos da experiência com a ITSA. Vale lembrar que Bap já foi diretor operacional da TVA (o maior player brasileiro do mercado de MMDS) e responsável pela operação da TVA Rio, que é totalmente em MMDS.

Notícias relacionadas

Resultados globais

Esta é uma experiência que terá resultados globais para a DirecTV. Recentemente, o grupo desistiu de participar dos leilões de freqüências para banda larga wireless nos EUA. Hoje, a DirecTV tem crescido muito nos EUA em relação aos serviços de cabo, por conta da sua ênfase em serviços em alta-definição. Mas os analistas são unânimes em dizer que, no médio prazo, a operadora precisa de uma alternativa de rede banda larga para a oferta de serviços convergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!