A Brasil Telecom anunciou nesta segunda, 4, seu serviço de banda larga com a tecnologia ADSL 2+, que permite velocidades de até 8 Mbps. A empresa está colocando imediatamente o serviço disponível em 360 municípios e pretende levá-lo a 90% dos 1,3 mil municípios com banda larga em sua região até o final do ano.
Ainda que a versão "turbinada" do ADSL seja uma reação às ofertas da Net e da GVT, que têm opções de velocidades até 8 Mbps, a BrT não está equiparando preços. O serviço de 2 Mbps sai por R$ 59,90 nos primeiros três meses e depois passa a R$ 99,90. O de 8 Mbps sai, sem descontos, por R$ 199,90. Mas o atrativo maior de preço começa a aparecer na contratação de pacotes combinando o serviço de voz e também TV por assinatura, por meio de parceria com a Sky. Aliás, a empresa prefere privilegiar a venda combinada, porque entende que os descontos agregados atrairão mais clientes.
Segundo Ricardo Couto, diretor de marketing da Brasil Telecom, a venda de pacotes em promoção conjunta com a operadora de DTH superou as metas e será intensificada no segundo semestre. Mas ele preferiu não dar números.
Crescendo entre os menos abastados
"A concorrência com a Net e com a GVT tem se dado nas classes A e B. Mas vendemos muito nas classes menos abastadas. Hoje, 60% de nossas vendas estão nas classes que podemos chamar de 'B menos' para baixo", diz Ricardo Couto. O crescimento da base de ADSL para este ano está na casa de 25% a 30%, o que deve ajudar a compensar a perda na telefonia fixa, que foi de 5% para a tele no ano passado "e que este ano será um pouco menos acentuada", diz o diretor de marketing.
A Brasil Telecom prepara a comercialização do serviço de banda larga no varejo, de maneira combinada com computadores que estejam sendo vendidos nas redes mais populares, mas ainda não adianta detalhes da estratégia.