Intelsat: impacto da covid-19 e migração da banda C nos EUA em análise

A operadora de satélites Intelsat anunciou na semana passada novidades tanto nos planos quanto no quadro de funcionários. A empresa espera impacto financeiro devido à pandemia do coronavírus (covid-19), mas ainda não decidiu se vai aceitar a proposta de migração antecipada na banda C nos Estados Unidos. 

Os planos e a contextualização da atual situação do mercado para a Intelsat foram revelados em entrevista ao site Via Satellite, o CEO da operadora, Steve Spengler, revelou impactos da covid-19 à companhia. Spengler cita que, devido à redução drástica de voos com as medidas de restrições sociais, as receitas esperadas com conectividade de bordo devem sentir o baque. "Devemos esperar desafios de curto prazo nisso", disse, ressaltando não poder ainda medir a magnitude e por quanto tempo isso deverá perdurar. Mas afirma que a visão de longo prazo continua intacta, com serviços aeronáuticos e mobilidade terrestre. Foi preciso ainda migrar o tráfego do satélite Intelsat 907 para o 901, pois este conta com o equipamento Mission Extension Vehicle-1 (MEV-1), da Northrop Grumman, para continuidade de negócios. 

Em relação ao imbróglio com a reguladora norte-americana Federal Communications Commission (FCC) para a aceleração da limpeza da banda C para liberar espectro para o 5G, o executivo destacou que a proposta ainda está sob análise. "Estamos agora analisando o regulamento. É um documento de 225 páginas e complexo. Limpar o espectro é complexo e uma tarefa custosa. Estamos focados em entender o que se espera de nos, os riscos, e como vamos determinar seguir em frente."

Notícias relacionadas

Ele alega que o órgão não seguiu o plano original que havia sido tomado pela C-Band Alliance, associação que envolvia Intelsat, SES e Telesat. Spengler diz que a FCC fez "o melhor possível" para equilibrar as coisas frente à complexidade encarada. Mas diz que era necessário ter certeza que o processo traria a compensação "justa" para a empresa.

O executivo da Intelsat não quis comentar em rumores sobre possível pedido de recuperação judicial (Chapter 11), mas diz que o setor satelital está enfrentando desafios financeiros e um período de transição. O pedido de flexibilidade financeira para pagamento de juros, diz, está relacionado tanto para os desafios da covid-19 quanto à necessidade de investimento de "centenas de milhares de dólares adicionais" caso a empresa escolha o compromisso de adiantar a limpeza da faixa, conforme propõe a FCC. Assegura, contudo, que continuará com planos de investimento de rede, como o lançamento do Galaxy 30 e em tecnologias de satélites de alto throughput (HTS) definidos por software, que podem ser mais flexíveis no espaço, sendo tão ou mais competitivo que os de órbitas geoestacionária e não geoestacionária. 

Novo VP

A companhia nomeou Tahmin Clarke como novo vice-presidente de relações com investidores, posição na qual deverá ficar reportar ao vice-presidente executivo e diretor financeiro, David Tolley. O diretor tem passagem pela Nii Holdings, antiga controladora da Nextel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!