Algar sugere reduzir burocracia com fim de anuência prévia e de lista de bens reversíveis

A Algar Telecom sugere a eliminação de carga regulatória relacionada aos bens reversíveis com a eliminação de anuências prévias por parte da Anatel para diversos casos de desvinculação dos ativos, além do fim da necessidade de listas periódicas. Na contribuição à consulta pública nº 19, sobre o Regulamento de Continuidade da Prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral (RCON), a companhia mineira propõe também que o saldo da conversão seja determinado pela essencialidade do bem.

Para a Algar, todos os reinvestimentos realizados pelas concessionárias na vigência do regulamento de controle dos bens reversíveis (RCBR) deveriam compor o saldo de indenização ao fim da concessão (por termo final ou adaptação), obedecendo o critério de não amortização plena. Além disso, sugere o fim da conta vinculada para depósitos para reaplicação dos recursos decorrentes da alienação de bens reversíveis.

O percentual de uso da infraestrutura compartilhada deve ser estimado com base no histórico de anos anteriores ao fim dos contratos, segundo a tele mineira. O argumento é que a utilização dessa capacidade compartilhada deve ser remunerada "a preço justo", evitando "onerações excessivas ou enriquecimento ilícito por qualquer das partes, seja da concessionária antecessora, sucessora ou à União". 

Notícias relacionadas

Essencialidade

A operadora defende que "a essencialidade do bem é que calibrará a sua integração no cálculo da indenização ao fim da concessão". A empresa justifica que a Lei nº 13.879/2019 (novo modelo) previu que "a propriedade do bem utilizado na concessão não necessariamente precisa ser de titularidade da concessionária", e que "a reversibilidade não é o único instrumento capaz de garantir a continuidade da prestação do serviço em regime público". 

Por conta disso, entende que as empresas do mesmo grupo econômico não devem integrar a relação de bens reversíveis, já que não operam exclusivamente o serviço de telefonia fixa, mas outros como o móvel pessoal e banda larga. No caso do Grupo Algar, cita ainda outras atividades não ligadas a telecomunicações. "A Algar Telecom entende que é o momento de neutralizar possíveis discussões jurídicas futuras quanto à abrangência da reversibilidade, reservando sua aplicação apenas ao patrimônio da concessionária efetivamente essencial para a garantia da continuidade da prestação do serviço, nos termos norteadores da atual redação da LGT."

A Algar diz que a autorização prévia não garante que o bem será revertido ao final da concessão, e também não faz jus à indenização dos valores reportados e ainda não amortizados. Diz que há fatores que podem ocorrer desde o momento da autorização até o fim do prazo da outorga. A sugestão é que se adote a autorização prévia para indenização automática, e integral para os bens indispensáveis à continuidade da prestação do STFC em regime público. Esses bens estariam na relação das concessionárias. Com isso, argumenta, haverá ganhos operacionais, diminuição de incerteza jurídica e redução de fardo regulatório. 

Anuências

A operadora sugere que a relação de bens reversíveis não seja mais atualizada periodicamente, ressaltando que o modelo vigente "apenas gerou rotinas operacionais burocráticas e de alto volume que em nada acrescentaram valor". Justifica que a eliminação da aprovação da RBR não exclui a possibilidade de a Anatel realizar análises, assim se mantendo as obrigações com a veracidade das informações, uma vez que a agência teria acesso imediato aos dados. Até por conta disso, diz que não se deve analisar previamente operações de desvinculação de bens incluídos indevidamente na RBR.

A companhia também sugere que a substituições de bens reversíveis por bem próprio não deve passar por análise prévia. Assim, argumenta, elimina-se esforços burocráticos. A empresa vê com bons olhos a opção de substituição por bens de terceiros, considerando ser um avanço regulatório que "pode capturar oportunidades econômicas, métodos inovadores e evolução tecnológica". E assim como a anterior, acredita que a desobrigação de uma AIR retira carga burocrática das operações. 

Do mesmo modo, não considera ser necessário analisar previamente a desvinculação de bens que perderam sua utilidade em virtude da evolução do serviço. O argumento é que "manter ativos obsoletos e fora de operação, geralmente sucateados, apenas gera custos regulatório e administrativos, suprime ganhos econômicos, e, no limite, pode ocasionar riscos sanitários e ambientais à sociedade" Também alega que isso permitiria agilizar investimentos, trazendo melhoras no serviço em médio/longo prazo. 

Na relação de contratos, a proposta da Algar é que a Anatel dê anuência prévia a todas as contratações de bens e serviços de terceiros que não envolvam a substituição de bens próprios da concessionária. Além de dar um alívio na carga de demandas à agência, a proposta é que medidas ex post, como envio de informações em processos de fiscalização, podem mitigar o risco de se contratar sem as cláusulas previstas na regulamentação. 

Outro alívio regulatório seria a autorização de operação de oneração para concessionárias conforme indicativos econômico-financeiros. "Adicionalmente, também premia a concessionária com boa gestão financeira, permitindo que ela disponha de garantias menos dispendiosas", declara.

Prazos

Na visão da Algar Telecom, deve-se alterar o prazo de dez para 30 dias para a Anatel dispensar a anuência prévia na substituição do bem por outro de propriedade de concessionária. Entende que, assim, permite-se antecipar eventuais problemas de burocracia ou de terceiros. Da mesma forma, também sugere um período de 90 dias para a Anatel conceder anuência prévia para os casos nos quais seja necessária. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!