Justiça do Rio suspende bloqueio à Internet no celular após fim da franquia

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar ao Procon estadual proibindo as operadoras móveis Claro, TIM, Oi e Vivo de bloquear o acesso à Internet de clientes que tenham contratado serviços ilimitados de acesso à rede até o dia 23 de fevereiro deste ano. A decisão vale para todo o estado e o desrespeito gerará multa diária de R$ 50 mil para as prestadoras.

Notícias relacionadas
Decisões semelhantes foram adotadas pela justiça de vários estados, inclusive São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão, onde está prevista indenização por reparação no valor de R$ 2 milhões por cada prestadora, além de multa diária. As operadoras reagiram com a assinatura de compromisso público com o objetivo de informar melhor os consumidores que adquirem seus serviços, mas descartam suspender o corte ao acesso à Internet após o consumo da franquia de dados.

No Rio de Janeiro, a decisão foi motivada pela ação civil pública proposta pelo Procon, que argumenta sobre a modificação unilateral que as operadoras fizeram em seus contratos existentes de telefonia com internet ilimitada. Antes o serviço de acesso à rede era apenas reduzido após a utilização da franquia de dados contratada pelo consumidor. Com a mudança, os clientes de planos pré-pagos passaram a ter cortado o seu serviço de acesso à Internet quando chegavam ao limite de tráfego da franquia contratada.

No processo, o Procon do Rio de Janeiro requer que a interrupção do serviço ilimitado de acesso à Internet ou dos planos de dados contratados por adesão das empresas citadas só possa constar de contratos firmados após a data em que esta ação civil pública foi instaurada. As operadoras de telefonia também devem elaborar cláusulas contratuais claras e objetivas, que expressem de forma ostensiva a limitação e o seu alcance.

O Procon estadual realizou na semana passada, a Operação Fora de Área, que fiscalizou 15 filiais de operadoras de telefonia no Rio de Janeiro, verificando em especial a existência de propaganda enganosa na oferta de pacotes de Internet, anunciados como ilimitados. Os fiscais autuaram onze filiais e levaram exemplares de contratos de serviços das empresas para análise jurídica da autarquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!