Nokia começa a mostrar as armas contra Apple e RIM

Enquanto prepara o lançamento de sua loja virtual de aplicativos para celular, a Ovi Store, a Nokia começa a dar algumas pistas dos caminhos que pretende seguir frente a competidores com soluções mais criativas e eficientes, pelo menos no que diz respeito à usabilidade e distribuição de aplicativos.
A estratégia da gigante de handsets parece ser cada vez mais um misto de Google com iPhone, e pitadas de BlackBerry. O portal Ovi, no ar há quase dois anos, permite a administração pela web de contatos e calendários de forma sincronizável com o celular, como o Google pretende com o Android e já está fazendo com outras plataformas, como o BlackBerry. Até aí, não há novidade. Mas a Nokia colocou no ar na semana passada a versão beta do novo aplicativo Nokia Messaging, uma aplicação de email para celular com funcionalidades do BlackBerry (boa capacidade de compressão de dados para sincronização rápida entre celular e internet), gerenciamento remoto de até 10 contas (elas podem ser adminsitradas pela web ou pelo telefone), acesso integrado aos servidores mais utilizados, como como Gmail, Yahoo, Windows Live Hotmail ou contas de livre configuração para o usuário. Não há integração, ainda, com Windows Exchange. A Nokia anuncia que o serviço está gratuito, mas passará a ser cobrado a qualquer momento, a exemplo do que faz a RIM com a plataforma de email do BlackBerry.
Para brigar com o iPhone e a loja virtual do iTunes, além da esperada Ovi Store, a Nokia parece estar apostando também na capacidade de processamento dos aparelhos Symbian S60 versão 5. E, de novo, o Nokia Messaging é um bom exemplo do que está sendo preparado. Primeiro, os emails podem ser lidos no formato HTML. E nos celulares da Nokia com touch screen, notadamente o Xpress Music 5800, os menus de navegação e o manuseio das mensagens foram otimizados para este recurso. Como já fizeram o iPhone e o BlackBerry Storm.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!