Claro volta a crescer base de banda larga fixa em fevereiro

Fonte: pixabay.com

Mais uma vez com instabilidade, os dados do mercado de banda larga fixa em fevereiro apontaram a Claro voltando a crescer e sendo a maior ativadora mensal de clientes entre as grandes empresas. Já em todo o País, a Anatel apurou 40,001 milhões de contratos ativos de Internet fixa, ou variação negativa de 2,4% frente aos números de janeiro.

A queda está relacionada com um milhão de contratos a menos reportados pelo agrupamento de prestadoras de pequeno porte (PPPs), em aparente subnotificação dos acessos. Por este motivo, os números de janeiro foram levemente corrigidos: de 40,1 milhões de contratos em todo o País para 40,990 milhões no primeiro mês do ano.

Já na parcial de fevereiro, a Claro seguiu como líder do mercado, com 9,738 milhões de acessos ativos. No mês, a empresa voltou a mostrar crescimento da base (de 0,2%), adicionando 15,4 mil clientes líquidos. Uma alta de 18,2 mil nos novos acessos de fibra compensou a queda em outras tecnologias legadas (a operação da Claro tem 651 mil assinantes no padrão óptico).

Notícias relacionadas

No todo, a Claro não registrava alta mensal na base de clientes desde novembro de 2020; em 2021, a operadora perdeu 112 mil acessos de banda larga fixa e em janeiro de 2022, mais 8,8 mil. No fim do ano passado, a retomada do crescimento na base neste ano foi projetada pela América Móvil, controladora da Claro.

FTTH

Vice-líder, a Vivo ativou ou migrou 74 mil novos clientes de fibra, atingindo 4,76 milhões de acessos do gênero e mantendo o maior parque FTTH do País. Já a base total do grupo cresceu bem menos: 3,1 mil novos acessos líquidos. A empresa encerrou fevereiro com 6,324 milhões de assinantes ativos.

Por último, a Oi voltou a perder clientes em fevereiro, com 27,1 mil desconexões líquidas e base de 5,148 milhões de clientes ao fim do segundo mês do ano. Nem a adição de mais 43,6 mil clientes de fibra óptica (para um total de 3,78 milhões) reverteu o recuo na base total. A estratégia da empresa prevê o descomissionamento da rede legada de cobre e foco em receitas de FTTH (com tíquete médio mensal mais alto).

Outras

Principal empresa de banda larga dentre os provedores regionais, a Brisanet foi outro destaque em termos de adição líquida em fevereiro: foram 19,7 mil, superando mesmo o volume apurado pela Claro no mês. A operadora nordestina encerrou fevereiro 883 mil clientes (o que não inclui a operação de franquias).

Já a TIM tinha 691 mil acessos ativos até o fim de fevereiro, em base praticamente estável frente janeiro; a Vero, por sua vez, teve mais de 11 mil novas ativações e chegou a 634 mil acessos em fevereiro.

Outras empresas importantes como Algar Telecom, Desktop e Unifique não tiveram dados compilados por TELETIME dada a grande variação nos números presentes na plataforma da Anatel; já holdings de provedores regionais como Alloha e Conexão não informam os números à agência de forma consolidada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!