Publicidade
Início Newsletter Anatel abre consulta pública para revisar uso de faixas para radioenlaces

Anatel abre consulta pública para revisar uso de faixas para radioenlaces

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 4, o Conselho Diretor da Anatel aprovou por unanimidade a abertura de uma consulta pública para reavaliar a regulamentação do uso de faixas para radioenlaces. A condensação de dezenas de normativos que regem o tema em uma resolução única é um dos desejos da agência, cuja área técnica sugere a inclusão de novas subfaixas de frequências para o radioenlace como forma de preparar o setor para a chegada do 5G.

Conforme proposição do corpo técnico, seriam acrescentadas subfaixas no intervalo de 30 GHz e 175 GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz destinados ao serviço. “Hoje são utilizados cerca de 26 GHz; com o acréscimo das novas faixas, o total destinado aos radioenlaces será aproximadamente 3,5 vezes maior do que o atual”, explicou o conselheiro Emmanoel Campelo, que relatou a proposta de abertura da consulta pública. Segundo ele, o acréscimo das faixas alinharia o País à tendência mundial.

Antes disso, a reavaliação do arcabouço que rege o tema é necessária. Segundo Campelo, 26 normativos diferentes regulam o uso de radioenlaces; metade deles foi publicada antes do ano 2000, sendo que nove precedem a criação da própria agência. “O que se pretende é consolidar 24 atos normativos, bem como disposições pontuais de outros dois, em uma única resolução. Também haverá padronização das condições de uso de várias subfaixas de radiofrequências”, sinalizou o conselheiro.

Notícias relacionadas

Durante a reunião, também foi aprovada por unanimidade uma solicitação da Claro para prorrogação de direito de exploração de satélite e uso das radiofrequências associadas na banda Ku, cuja relatoria estava com o conselheiro Aníbal Diniz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile