Mozilla desenvolve solução de mobile payment para Firefox OS

O sistema operacional móvel Firefox OS ainda nem foi lançado oficialmente, mas a fundação Mozilla já prepara novas funcionalidades para a plataforma. Uma delas é um sistema baseado na API do JavaScript que introduz pagamentos digitais por meio de aplicativos web. Anunciado nesta quinta-feira, 4, no blog de desenvolvedores da companhia, o sistema foi baseado no Google Wallet, mas permite a cobrança direta por parte das operadoras e suporte a vários provedores de pagamento.

Notícias relacionadas
Não é por acaso. O Firefox OS é uma iniciativa que conta com o apoio de operadoras do mundo todo, incluindo a Telefónica, América Móvil, Telecom Italia e Deutsche Telekom, entre outras. Os primeiros aparelhos deverão chegar ao Brasil a partir de maio.

Na prática, o sistema funciona de maneira simples. Quando o usuário clica em "pagar", o aparelho mostra uma janela segura com autenticação. Assim, é possível terminar a transação com a operadora de celular (pagando em uma conta pós-paga, por exemplo) ou por meio de cartão de crédito. Segundo a Mozilla, o sistema "é apenas uma API para facilitar o pagamento de um bem digital ou serviço", sem discriminar o produto. Como exemplo de facilitador, a fundação sugere, por exemplo, a Firefox Marketplace, loja de aplicativos para o navegador e sistema operacional.

A Mozilla diz que o desenvolvimento está ainda em fase experimental e que poderá mudar drasticamente, mas que planeja trabalhar com fornecedores por meio da W3C para chegar a um consenso acerca de uma API comum que suporte os pagamentos pela web da melhor maneira possível. A entidade ainda afirma que, após o lançamento no Firefox OS, a intenção é de implementar a solução no navegador Firefox para desktop e Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!