Programadores enfrentam dilemas de novos mercados

Os mercados de celular e banda larga são, para os programadores, uma oportunidade única de crescimento de receitas e novas fontes de distribuição, certo? Sim, se não fosse pelo efeito colateral: o desconforto criado com os operadores de TV a cabo, que vêem o risco de perderem a "exclusividade" de um conteúdo que até hoje têm sustentado sozinha. Em outras palavras, os operadores não gostam da idéia de ter os conteúdos que hoje compõem seus line-ups em tecnologias potencialmente concorrentes, como celular e banda larga. O assunto foi parte dos debates do primeiro dia da NCTA, maior evento da indústria do cabo nos EUA, que acontece esta semana em São Francisco, na Califórnia.
O tema ainda é extremamente delicado e poucos programadores se dispõem a falar do problema. Mas já se sabe que alguns operadores brasileiros estão começando a pressionar os canais em função desse risco em potencial. Alegam que se os programadores buscarem novas formas de distribuição, será necessário rever as condições comerciais com que os canais são hoje distribuídos na TV paga. "Até hoje, os operadores viabilizaram economicamente os canais. Se os canais vão agora usar esse conteúdo viabilizado pela TV paga para alimentar outras formas de distribuição, nossas condições terão que ser revistas", diz uma fonte que participa dessas negociações. Este é um dos debates mais delicados e complexos que serão enfrentados daqui para frente, e as conversas já começaram.

Debate

Notícias relacionadas

As revistas Pay-TV, Tela Viva e Teletime promovem nesta quarta e quinta-feira em São Paulo o III Tela Viva Móvel, organizado pela Converge Eventos. No encontro, profissionais da indústria de games, telefonia celular, provedores de conteúdo e todos os envolvidos na prestação de serviços e entretenimento em redes móveis debaterão os rumos desta indústria no Brasil e no mundo. Destaque para a presença dos principais bancos brasileiros, em debate sobre as aplicações de m-banking e m-commerce. Programa completo, informações e inscrições pelo site www.convergeeventos.com.br ou pelo e-mail info@convergeeventos.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!