PL das Fake News: 'Facebook faz chantagem', diz deputado Orlando Silva

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

[Publicado originalmente no Mobile Time] Depois da campanha veiculada pelo Facebook nos principais jornais do País, criticando o PL 2630, conhecido como PL das Fake News, o relator da matéria no Congresso, deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), se manifestou com indignação. Em conversa com Mobile Time, Silva acusou a plataforma de usar "métodos de chantagem, além de colocar o argumento de defesa dos microempresários para esconder seus grandes negócios de publicidade".

Sob o slogan "O PL das Fake News deveria combater fake news. E não a lanchonete do seu bairro", a propaganda refere-se ao artigo 7 do texto, que regula a propaganda e a publicidade nos meios digitais. Segundo o Facebook, o artigo "traria impacto negativo às pequenas empresas que usam publicidade online para vender mais e gerar empregos".

Silva afirmou que o artigo 7 está aberto a debates e contribuições, assim como o PL na íntegra. "As empresas poderosas se insurgem contra qualquer forma de regulação. Estas empresas são relevantes e queremos que elas tenham o melhor ambiente de negócios possível, mas não podemos nos submeter às suas imposições", pontuou. "O Parlamento não se dobrará à chantagem. Na Europa, esta empresa ameaçou ir embora por não querer cumprir a regulação. Chantagem não é debate público".

Notícias relacionadas
Anúncio do Facebook veiculado em jornais nesta sexta-feira, 4.

Big Techs

Não foi só o Facebook que abriu fogo contra o PL das Fake News. Na quinta-feira, 24, Google, Instagram, Twitter, Mercado Livre, além do próprio Facebookdivulgaram uma carta, afirmando que o PL teria se desviado de seu objetivo primordial, que é o combate à desinformação.

A carta aberta afirmou ainda que o projeto "passou a representar uma potencial ameaça para a Internet livre, democrática e aberta que conhecemos hoje". As empresas alegam que, se aprovado como está, as plataformas serão desestimuladas a tomar medidas para manter o que chamam de "ambiente saudável online". No caso da publicidade, as plataformas não concordam com a forma com que o projeto prevê a propaganda e a remuneração de veículos de imprensa que publicam notícias nas redes. Elas acreditam que o texto do projeto não deixa claro quais seriam os critérios para definir tais veículos, podendo prejudicar mídias menores.

"A crítica destas empresas é porque existe no texto a exigência que elas cumpram as regras de publicidade no Brasil. Elas estão defendendo seus interesses comerciais. O debate está aberto. Podemos ajustar o texto na parte relativa à publicidade, sim. Mas não vai ser na marra. Vai ser no diálogo", finalizou Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!