5G já foi lançado por 63 operadoras em 35 países, registra GSA

Um balanço da Global Mobile Suppliers Association (GSA) realizado no final de fevereiro contabilizou 63 operadoras em todo o mundo que já lançaram serviços 5G. As empresas estão espalhadas em 35 países diferentes, ou um a mais que o indicado em outro levantamento sobre as redes de geração publicado recentemente.

Dentre as 63 operadoras, 55 contam com redes 5G móveis – ainda que em alguns casos a cobertura siga restrita geograficamente; a disponibilidade de aparelhos compatíveis também é escassa em algumas ocasiões. Já 34 empresas disponibilizaram serviços de acesso fixo sem fio (FWA), incluindo banda larga 5G para residências.

A GSA também contabiliza 80 operadoras que já anunciaram a implantação do serviço 5G em suas redes, enquanto um universo de 359 empresas estaria investindo na tecnologia através de testes e pilotos. Nessa contagem entra boa parte das operadoras latino-americanas, incluindo as principais empresas brasileiras.

Notícias relacionadas

4G

Com previsão de reinar como principal tecnologia de acesso por mais algum tempo, as redes 4G estão sendo operadas por 688 empresas atualmente, seja para serviços móveis ou fixos, prossegue a GSA. Do total, 366 estão investindo nas tecnologias LTE-Advanced e LTE-Advanced Pro (chamadas comercialmente no Brasil de 4,5G), sendo que 325 já contam com redes do gênero ativas.

Já o serviço de voz sobre LTE (VoLTE) conta com 206 redes lançadas, enquanto 269 operadoras têm investido na tecnologia.

Internet das Coisas

O 4G também tem servido como plataforma para o lançamento de serviços para Internet das Coisas (IoT). A GSA contabilizou 159 operadoras investindo em redes NB-IoT, sendo que 107 já estariam ativas. No caso do padrão LTE-M, 45 redes foram lançadas, enquanto 69 empresas já mostraram interesse na tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!