WhatsApp: um em cada três usuários no Brasil liga pelo app diariamente

A ferramenta de chamada de voz dentro do WhatsApp lançada mundialmente há cerca de um ano é mais popular do que se imaginava. No Brasil, um em cada três usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do aplicativo de comunicação instantânea podem ser considerados como usuários diários (DAUs) de chamadas de voz pelo WhatsApp. É o que revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, que entrevistou em janeiro 1.895 brasileiros que acessam a Internet e possuem um telefone celular, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2.3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

O WhatsApp continua sendo o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do País. 96,2% dos entrevistados com smartphone o acessam pelo menos uma vez por mês e 89,5% o fazem praticamente todo dia. Dentre os usuários ativos mensais, 62,7% costumam realizar chamadas de voz. Para este grupo, foi perguntado quando foi a última vez que fizeram uma ligação de voz pelo WhatsApp: 52,3% responderam que foi em algum momento nas últimas 24 horas, o que permite inferir que são provavelmente usuários diários da ferramenta. Isso representa um em cada três MAUs do app no País, certamente dezenas de milhões de pessoas. Outros 30,8% responderam que a última vez que realizaram chamada de voz pelo WhatsApp havia sido entre um e sete dias antes.

Melhora a qualidade das ligações no WhatsApp

Notícias relacionadas

Chama a atenção também na pesquisa uma melhora de percepção da qualidade das chamadas dentro do WhatsApp nos últimos seis meses. Em julho do ano passado, na edição beta dessa pesquisa, 19,7% dos usuários da ferramenta de ligações nesse app deram nota 1 ou 2 em uma escala de 1 a 5 para a qualidade do serviço, onde 1 é péssimo e 5 é excelente. Agora, em janeiro de 2016, apenas 11,5% deram notas tão baixas. O percentual que deu nota 3 subiu de 28,1% para 34,7%. E a proporção que deu notas 4 ou 5 aumentou de 52,1% para 53,7%.

Facebook Messenger, Telegram e SMS

A pesquisa também mediu a popularidade de outros meios de comunicação instantânea móvel. O Facebook Messenger manteve o segundo lugar e o Telegram pela primeira vez aparece em terceiro. A utilização do SMS para a comunicação entre pessoas (P2P) segue em declínio, mas mantém-se forte o uso por empresas.

Uma análise completa e as tabelas com os resultados da pesquisa estão no relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, disponível para download gratuitamente neste hotsite. Essa pesquisa é fruto de uma parceria entre Mobile Time e Opinion Box e terá recorrência semestral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!