Primeira operadora a lançar voz sobre Wi-Fi no iPhone no Brasil terá serviço no segundo semestre

(ATUALIZADO 05/02/15, às 18:43) Uma das principais funcionalidades do iPhone 6 (e iPhones 5 atualizados para o iOS 8) deve ganhar alguma utilidade para os usuários brasileiros no segundo semestre. Trata-se da possibilidade de realizar chamadas sobre a rede Wi-Fi, sem a necessidade de usar a rede móvel (e, a depender do modelo de negócio das operadoras, sem cobrança).

Notícias relacionadas
A fornecedora de equipamentos de rede Nokia diz que uma das operadoras que utilizam seus equipamentos de 4G terá o serviço ativado ainda este ano. O iPhone é, por enquanto, o único aparelho capaz de oferecer esse serviço de forma integrada com os serviços móveis, inclusive alternando entre as duas redes caso o usuário saia da área de cobertura do Wi-Fi.

Mas isso requer um ajuste na própria rede da operadora, que precisa de uma camada IMS (IP Multimedia Subsystem), o que poderia se fazer acreditar que o operador será a Oi (cliente da Nokia em 4G e com IMS em com core de rede IMS). (Após a publicação original da matéria, uma fonte bem informada negou que a operadora seja a Oi).

A Ericsson, segundo apurou este noticiário, também planeja com algum de seus parceiros (provavelmente a Vivo) um serviço de voz sobre LTE e Wi-Fi no segundo semestre.

A Ericsson também está trabalhando com equipamentos Sony e Samsung nesse projeto, o que leva a crer que em breve haverá equipamentos Android integrados com o serviço da operadora móvel. Obviamente, existem várias maneiras de realizar chamadas de voz sobre Wi-Fi, mas são soluções independentes da rede móvel e que funcionam apenas pela Internet, como Skype, Viber, Hangouts e outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!