Brasil tem 88,2 milhões de acessos de banda larga fixa e móvel em janeiro

Levantamento divulgado pela Telebrasil nesta segunda-feira, 4, afirma que os acessos de banda larga fixa e móvel chegaram a 88,2 milhões em janeiro de 2013. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 37%, ou 24 milhões de novos acessos no Brasil.

Notícias relacionadas
Grande parte deste crescimento se deve aos terminais móveis 3G, tanto handsets quanto modems para computador. Em 12 meses, o número de acessos cresceu 47%, chegando a 67,6 milhões de conexões. Dessas, 79,73% (ou 53,9 milhões) eram de celulares 3G, incluindo smartphones; enquanto o restante, 20,27% (13,7 milhões) eram de terminais de dados. Vale ressaltar, entretanto, que a pesquisa da Telebrasil inclui acessos máquina-a-máquina (M2M) como banda larga móvel, diferente da Anatel em seus balanços. Pela agência, os acessos M2M foram 6,917 milhões, o que significa metade do número de acessos de terminais de dados contabilizado pelo Telebrasil.

A cobertura das redes de terceira geração já chega a 3.309 municípios, crescimento de 22% em comparação com janeiro de 2012, ou 595 novas cidades. De acordo com a associação das operadoras, somente em janeiro foram 24 novas cidades com a cobertura 3G.

Fixa

A pesquisa dá pouca atenção à banda larga fixa, apenas informando o total de 20,7 milhões de acessos em janeiro. Entretanto, a Telebrasil cita um levantamento da consultoria Net Index, que indica que a velocidade média da conexão fixa à Internet ficou em 6,56 Mbps, o que representaria um crescimento de 12% de janeiro a janeiro, e mais do que o dobro se considerados os últimos três anos. Segundo a Net Index, 95% da velocidade contratada pelos clientes são entregues pelas prestadoras de serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!