Brasil tem 88,2 milhões de acessos de banda larga fixa e móvel em janeiro

Levantamento divulgado pela Telebrasil nesta segunda-feira, 4, afirma que os acessos de banda larga fixa e móvel chegaram a 88,2 milhões em janeiro de 2013. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 37%, ou 24 milhões de novos acessos no Brasil.

Grande parte deste crescimento se deve aos terminais móveis 3G, tanto handsets quanto modems para computador. Em 12 meses, o número de acessos cresceu 47%, chegando a 67,6 milhões de conexões. Dessas, 79,73% (ou 53,9 milhões) eram de celulares 3G, incluindo smartphones; enquanto o restante, 20,27% (13,7 milhões) eram de terminais de dados. Vale ressaltar, entretanto, que a pesquisa da Telebrasil inclui acessos máquina-a-máquina (M2M) como banda larga móvel, diferente da Anatel em seus balanços. Pela agência, os acessos M2M foram 6,917 milhões, o que significa metade do número de acessos de terminais de dados contabilizado pelo Telebrasil.

A cobertura das redes de terceira geração já chega a 3.309 municípios, crescimento de 22% em comparação com janeiro de 2012, ou 595 novas cidades. De acordo com a associação das operadoras, somente em janeiro foram 24 novas cidades com a cobertura 3G.

Fixa

A pesquisa dá pouca atenção à banda larga fixa, apenas informando o total de 20,7 milhões de acessos em janeiro. Entretanto, a Telebrasil cita um levantamento da consultoria Net Index, que indica que a velocidade média da conexão fixa à Internet ficou em 6,56 Mbps, o que representaria um crescimento de 12% de janeiro a janeiro, e mais do que o dobro se considerados os últimos três anos. Segundo a Net Index, 95% da velocidade contratada pelos clientes são entregues pelas prestadoras de serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.