Publicidade
Início Teletime Com discurso conciliador, Pinheiro toma posse na CCTCI

Com discurso conciliador, Pinheiro toma posse na CCTCI

A indicação do deputado Walter Pinheiro (PT/BA) para a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara dos Deputados foi aprovada por unanimidade pelos 33 parlamentares que participaram nesta terça-feira, 4, da votação no grupo temático. Um acordo interno no PT garantiu a nomeação de Pinheiro, que tomou posse nesta terça-feira, 4, e inaugurou sua gestão com um discurso conciliador.
Pinheiro agradeceu a oportunidade de ser o primeiro deputado petista a comandar a Comissão de Ciência e Tecnologia desde que esta se tornou uma comissão permanente na Câmara. E aproveitou a ocasião para elogiar a postura do deputado Jorge Bittar (PT/RJ) ao aceitar o acordo que lhe confirmou na presidência.
?Foi feito um acordo interno do PT para que o partido continue pleiteando a Comissão de Ciência e Tecnologia para permitir que o companheiro Jorge Bittar, que continua batalhando aqui na comissão, também tenha a oportunidade de presidir?, declarou Pinheiro em seu discurso.

Notícias relacionadas
Bittar, que concorreu pela cadeira da CCTCI, não estava presente na comissão durante o discurso do novo presidente. O deputado ficou apenas durante a votação e logo que Pinheiro assumiu o posto, retirou-se da sala.

Planos

O novo presidente não tratou explicitamente de seus planos para a comissão. Mas assessores contam que Pinheiro teria interesse em rever o sistema de análise das concessões de radiodifusão, um dos pontos nevrálgicos do trabalho da CCTCI. Além disso, o deputado estaria interessado em dar destaque aos chamados ?projetos convergentes?, que pretendem atualizar a legislação atual frente aos avanços tecnológicos. Aproximar os consultores legislativos do trabalho da comissão também estaria no plano de trabalho.

Apoio

O ex-presidente da comissão, Júlio Semeghini (PSDB/SP), elogiou publicamente a escolha de Pinheiro e destacou o grande interesse dos deputados em participar da votação que confirmou o nome do deputado. ?Muitos parlamentares pediram para não fechar a votação, então existem várias pessoas fazendo questão de votar em vossa excelência. E tenho certeza que alguns que estão faltando aqui também votariam no deputado Walter Pinheiro para esta presidência?, declarou Semeghini. ?Você mereceu, parabéns, boa sorte e conte comigo para o que precisar.?
Até mesmo a oposição fez questão de votar em Pinheiro, como foi o caso do deputado ACM Neto (DEM/BA), Paulo Bornhausen (DEM/SC) e Gustavo Fruet (PSDB/PR). A bancada baiana também compareceu em peso para votar e parabenizar o novo presidente. Ao todo, a comissão tem 40 vagas de titulares e outras 40 para suplentes, mas apenas 40 votos são contados na eleição.
A lista validada nesta terça garante a ocupação de 37 vagas de titulares e 35 de suplentes. Entre os nomeados, destaca-se a entrada na comissão como titulares o líder do DEM na Câmara, ACM Neto, e o ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira (PDT/RJ).

Acordo com Bittar

Apesar de ter perdido o posto de presidente, Bittar continua tendo prestígio dentro da CCTCI e do PT. Como contrapartida para desistir da disputa, Bittar recebeu a promessa de ser eleito pelo partido como o próximo presidente da comissão e ganhará neste ano uma vaga como vice-líder pelo PT. O deputado ocupará uma das 20 vice-lideranças do partido como representante da comissão de comunicação, segundo confirmou o parlamentar a este noticiário.
Quanto a uma eventual disputa pela presidência da Comissão de Orçamento, Bittar explicou que a disputa partidária pelo comando do grupo ainda não está completamente resolvida entre PT e PMDB. Independentemente da briga pelo controle do grupo, o deputado declarou que não tem interesse na vaga de presidente e será apenas um dos titulares da comissão especial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile