Vivo lidera novos clientes de banda larga em 2024; Starlink cresce 145%

Imagem: Freepik

Os dados da Anatel para o mercado de banda larga em 2024 indicaram a Vivo como a empresa que mais adicionou clientes no ano passado e a Starlink, como operadora com o maior crescimento percentual no segmento.

As informações compiladas por TELETIME consideraram as operadoras com mais de 200 mil assinantes reportados. Como um todo, a Anatel apontou 51,9 milhões de assinantes de banda larga ao fim de 2024 (crescimento de 6,9%), mas os números devem ser corrigidos nos próximos meses (entenda no final deste texto). Já entre os principais grupos, os resultados em 2024 foram os seguintes:

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OperadoraNovos clientes/24Crescimento (%)Clientes totais/24
Claro277 mil2,7%10,249 milhões
Vivo592 mil8,8%7,323 milhões
Oi– 536 mil– 10,8%4,391 milhões
Giga+55 mil3,5%1,613 milhão
Brisanet157 mil12,2%1,449 milhão
Vero36 mil2,7%1,381 milhão
Desktop114 mil11,2%1,131 milhão
Algar18 mil2,2%828 mil
TIM– 12 mil– 1,5%796 mil
Unifique72 mil10%791 mil
Alares163 mil26,1%789 mil
Brasil TecPar153 mil24,1%786 mil
Ligga– 28 mil-7,8%332 mil
Starlink193 mil145,8%326 mil
Mhnet– 2,9 mil– 0,9%325 mil
Proxxima84 mil53,5%241 mil
Valenet29 mil17,5%200 mil

Fonte: Anatel

A Claro segue como líder do mercado de banda larga, com 10,2 milhões de clientes. Além das 277 mil adições líquidas, a empresa avançou em 43% a sua base de fibra óptica: foram 562 mil novos assinantes, levando os acessos via fibra para 1,86 milhão e superando a queda no número de clientes atendidos com cabo.

Já a Vivo teve adições líquidas totais de 592 mil (melhor marca do mercado, chegando à base de 7,3 milhões). Na fibra, foram adições de 783 mil (+12%, para 6,9 milhões). A empresa tem hoje a maior base FTTH do País, com avanço em 2024 também superando retração em outras tecnologias de banda larga (como redes de cobre).

O caso da Oi é distinto. Em recuperação judicial, a empresa perdeu 536 mil acessos em 2024, para 4,3 milhões de assinantes. Mesmo na Oi Fibra – que está sendo vendida para a V.tal houve queda no ano passado: -276 mil clientes, para base de 4,19 milhão (recuo de 6%).

PPPs

Entre as prestadoras de pequeno porte (PPPs), alguns dos principais destaques vieram de empresas que têm empreendido a consolidação do mercado de banda larga.

São os casos da Alares (crescimento de 26% na base em 2024), da Brasil TecPar (+24%) e da Proxxima (+53%). A Tecpar, inclusive, concluiu novas negociações em 2025 e já soma hoje uma base que ultrapassa os 820 mil acessos, acima do montante reportado em dezembro.

Entre as PPPs que já passaram a casa do milhão de clientes, destaque para a Brisanet que cresceu 12% a partir de movimentação orgânica (foram 157 mil novos assinantes). A Desktop também teve resultado importante: +11%, ou 114 mil novos clientes.

A Giga+ e a Vero, por sua vez, tiveram resultados mais modestos em termos de adição de clientes em 2024 (+3,5% e 2,7%, na ordem). Já a Algar cresceu 2,2%, enquanto outras operações como a TIM e a Ligga recuaram o número de assinantes de banda larga no ano passado.

O fenômeno Starlink

Percentualmente, o maior crescimento entre os principais grupos de banda larga em 2024 veio da operadora de satélites Starlink. A empresa cresceu a base em 193 mil clientes (+145%), com foco do serviço em regiões remotas.

Ao fim de dezembro, o serviço somava 323 mil clientes, ou mais do que o dobro dos 132 mil no início do ano passado. Minas Gerais, Pará, São Paulo e Amazonas são os principais estados em termos de assinantes. Vale lembrar que a Starlink busca licença para operar mais 7,5 mil satélites no Brasil.

O crescimento do mercado

Ainda é difícil apontar qual o crescimento exato do mercado de banda larga em 2024. Ainda que os dados da Anatel indiquem 3,7 milhões de novos contratos (+6,9%), há incongruências nos números totais.

Uma empresa chamada Klemann Cyber Serviços de Informática, por exemplo, reportou mais de um milhão de acessos em dezembro. Já outras prestadoras costumam informar dados à Anatel com atraso, o que leva à correção posterior dos números.

Considerando os dois fatores, o montante reportado pela Anatel em dezembro pode estar perto da realidade, avalia a consultoria Teleco. "Este número de 52 milhões de acessos banda larga para 2024 pode estar próximo do valor real. O erro da prestadora Klemann, que divulgou +1 milhão de acessos do que tem, compensa cerca de 1 milhão de acessos das 467 prestadoras que divulgaram seus acessos em nov/24, mas não o fizeram em dez/24".

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