Parlamento do Reino Unido critica política 5G que baniu Huawei

Foto: Pixabay / Pexels

A política do Reino Unido para fornecedores 5G que acarretou na exclusão da Huawei das novas redes do país foi criticada pela Casa dos Comuns em relatório publicado nesta quinta-feira, 4.

O documento foi assinado por parlamentares do Comitê de Ciência e Tecnologia britânico. Fruto de um inquérito conduzido pela Casa, a avaliação não advoga por uma liberação da Huawei no país, mas aponta erros na estratégia empreendida pelo governo de Boris Johnson que podem prejudicar o 5G no país.

Entre eles, o entendimento que a abordagem adotada pelo Reino Unido não é suficiente para um efeito no curto prazo, deixando apenas dois grandes fornecedores como opção 5G após a exclusão da Huawei anunciada em julho passado.

Notícias relacionadas

"A ameaça potencial de fornecedores estrangeiros de infraestrutura de telecom e a concentração deste mercado no Reino Unido têm sido conhecida há muitos anos. É, portanto, decepcionante que o governo e seus predecessores já não tenham desenvolvido e iniciado uma estratégia para diversificar a cadeia de suprimentos de infraestrutura de telecomunicações do Reino Unido", afirmou o relatório.

Medidas

Entre as medidas sugeridas para reverter o quadro estão a diminuição, já dentro de seis meses, de barreiras para vendors entrantes – com preferência para os que tenham experiência com gerações móveis anteriores, como 2G e 3G. Instalações públicas de testagem de equipamentos que promovam maior confiança e cooperação com órgãos internacionais também foram mencionadas.

O parlamento britânico também sugeriu aumento nos investimentos de P&D em telecom do país: para tal, o entendimento é que os 250 milhões de libras inicialmente reservados para a implementação da nova abordagem para fornecedores sejam insuficientes. O uso do recurso para substituição de equipamentos da Huawei também foi questionado.

Open RAN

Os parlamentares ainda teceram comentários sobre a decisão do governo de promover o padrão de redes de acesso abertas e interoperáveis (Open RAN). Segundo o relatório, o Reino Unido deve sim apostar e buscar a liderança na área, mas tendo em mente que a novidade não é suficiente para mitigar sozinha preocupações de segurança.

"O governo está certo em apoiar o desenvolvimento e adoção de padrões e maior interoperabilidade como um meio potencial de diversificar o mercado de fornecedores de equipamentos de telecom. Contudo, nem o sucesso do Open RAN nem o impacto positivo sobre a segurança geral das telecomunicações estão garantidos", sinalizou o comitê.

Tecnologia emergente

De forma geral, o parlamento britânico apontou que um maior cuidado com a infraestrutura 5G deve ser replicado nos demais campos de tecnologias emergentes – como inteligência artificial, tecnologia quântica e biologia sintética.

"Há um grande risco de que desafios urgentes de segurança enfrentados pelo Reino Unido no setor de telecom sejam indicativos de um desenvolvimento geopolítico mais amplo e crescente. O governo não deve considerar os problemas apresentados pelo 5G como únicos, mas sim como um provável ilustrativo de um desafio maior", afirmou o grupo.

Neste sentido, a recomendação é que seja elaborada uma avaliação sobre atuais e potenciais divergências tecnológicas entre o Reino Unido e demais países. O comitê sugere ao governo 12 meses para elaboração do documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!