Hispamar conecta escola com VSAT no interior de Goiás

Foto: Divulgação

A operadora de satélite Hispamar foi escolhida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat) para um projeto que leva conexão gratuita por meio da tecnologia satelital a uma instituição de ensino em região remota. Segundo a companhia nesta quinta-feira, 4, o local escolhido foi a Escola Estadual Geraldo Batista de Oliveira, no distrito de Oloana, em Hidrolândia, uma cidade com cerca de 20 mil habitantes no interior de Goiás, a 35 km de Goiânia.

A companhia contou com ajuda da Arquidiocese de Goiânia para o trâmite da documentação (junto com a para atender a escola, além do apoio da fornecedora Global Eagle para ceder a antena VSAT e demais equipamentos necessários à recepção do sinal. A Hispamar disponibilizará, inicialmente em caráter experimental e gratuito, a banda larga por meio de capacidade de banda Ku do satélite Amazonas 3.

A proposta é demonstrar a conectividade satelital como tecnologia de inclusão digital em regiões remotas, áreas rurais e carentes. Conforme o comunicado enviado à imprensa, outras regiões em Goiás e no Maranhão também contam com projetos semelhantes em parceria com o Sindisat. 

Notícias relacionadas

A iniciativa também tem como objetivo fomentar a discussão sobre a alta tributação que incide sobre as VSATs. Atualmente em vigor, a Medida Provisória 1.018/2020 reduziu as taxas de Fistel, Condecine e CFRP, mas o setor, segundo o Sindisat, espera a conversão da MP em lei "ainda no primeiro semestre".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!