ANPD inicia apuração do vazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros

Foto: Pixabay

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está apurando o vazamento de dados de 220 milhões de brasileiros ocorrido há duas semanas. A entidade diz que recebeu a informação do laboratório de pesquisa dfndr, vinculado à empresa PSafe Tecnologia S/A, sobre o ocorrido.

Segundo a nota divulgada pela ANPD, a entidade está tomando providências desde que tomou conhecimento do episódio e que já recebeu as informações do Serasa. Afirma ainda que, na busca de mais esclarecimentos, oficiou outros órgãos para investigar e auxiliar na apuração e adoção de medidas de contenção e mitigação de riscos, como a Polícia Federal, a empresa PSafe, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

A ANPD diz ainda que atuará de forma diligente em relação a eventuais violações à Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), e promoverá, com os demais órgãos competentes, a responsabilização e a punição dos envolvidos.

Notícias relacionadas

O caso

O caso foi inicialmente noticiado pelo Tecnoblog no último dia 22 de janeiro, informando que cerca de 220 milhões de brasileiros tiveram seus dados pessoais como CPF, nome, sexo e data de nascimento vazados. O incidente foi relatado pelos pesquisadores do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. Até o momento, ainda não se sabe a origem do banco de dados, embora haja indícios que seria do Serasa (que negou).

Na semana passada, a OAB enviou ofício para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), requerendo que a entidade apurasse imediatamente o ocorrido, e que fossem tomadas as medidas para a apuração do vazamento. O documento da Ordem é assinado pelo presidente Felipe Santa Cruz e pelo ouvidor-geral adjunto e conselheiro federal, Rodrigo Badaró, e endereçado ao presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!