O setores de telecomunicações e mídia registraram 39 movimentos de fusão e aquisição (M&A) em 2019 no Brasil, revelaram dados compilados pela consultoria KPMG. Do total de negócios, 16 envolveram empresas de telecom e 23, o segmento de mídia. No consolidado, o volume de transações nas duas áreas foi 178% maior que o de 2018, quando apenas 14 transações foram seladas.
A KPMG nota que dos 39 negócios, 20 foram transações domésticas por envolveram players brasileiros nas duas pontas. Já 15 negociações foram realizadas por empresas estrangeiras que adquiriram empreendimentos nacionais, enquanto outras duas estrangeiras adquiriram empreendimentos também estrangeiros estabelecidos no Brasil.
Também houve a ocasião de uma empresa brasileira comprando o negócio de uma estrangeira no exterior e outra de uma companhia nacional adquirindo a operação doméstica de uma empresa de fora.
No total, foram 1.231 os movimentos de M&A no Brasil em 2019, contra 967 em 2018. O setor mais movimentado foi o de companhias da Internet, no qual 293 negócios foram selados ao longo do ano passado; em seguida veio o setor de tecnologia da informação, com 158.