PGR entra com agravo contra acordo Telebras/Viasat no STF

A Procuradoria Geral da República (PGR) enviou na sexta-feira, 1º, agravo regimental do Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo novamente a suspensão do contrato entre a Telebras e a Viasat para a exploração da capacidade comercial do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). De acordo com assessoria da PGR, os argumentos são os mesmos apresentados no parecer que defendeu a manutenção da liminar, conseguida pela Via Direta na Justiça do Amazonas posteriormente à derrubada pela então presidente da Corte, ministra Carmem Lúcia. Segundo a PGR, a manutenção do contrato configura ameaça à segurança das informações governamentais e à soberania nacional.

A PGR também sustenta que edital de licitação da Telebras previa o leilão em lotes, de forma setorizada, para contemplar empresas do ramo de telecomunicações. Afirma que "a contratação posterior foi feita de forma direta e com a entrega da totalidade da banda civil entre a empresa Viasat e a Telebras. A outorga de 100% da operacionalização da banda de responsabilidade da estatal causa perplexidade e gera dúvidas acerca de possíveis privilégios ao particular, tratamento desigual entre os interessados e prejuízo ao erário".

O envio do agravo ao STF ocorreu no mesmo dia em que a Telebras comunicou a assinatura do Termo Aditivo ao contrato com a Viasat ao Tribunal de Contas da União. A assessoria de imprensa da estatal informou, por meio de comunicado, que "a Telebras ainda não foi intimada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas reforça que a escolha da parceira Viasat foi feita com base legal, de forma transparente e idônea. O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou a legalidade do contrato de parceria com a Viasat no dia 31 de outubro de 2018, e determinou alguns ajustes em cláusulas econômicas, o que foi feito pela Telebras e protocolizado naquele Tribunal no dia 1º de fevereiro de 2019, conforme o 'Fato Relevante' publicado pela empresa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na mesma data".

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!