SindiTelebrasil quer participar de recurso no STF que pede redução de ICMS para telecomunicações

O SindiTelebrasil, que representa as teles, entrou com o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para atuar como Amicus Curiae no recurso extraordinário interposto pelas Lojas Americanas contra lei do estado de Santa Catarina, que estabelece ICMS de 25% para serviços de energia elétrica e comunicação, considerados essenciais, enquanto cobra alíquota de 17% para produtos em geral, como cosméticos, bebidas e fumo. A matéria tem repercussão geral, ou seja, a decisão pode valer para todos os estados.

O recurso está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio, que ainda não se manifestou sobre a reivindicação do sindicato. O principal argumento da ação é de que o estado não levou em conta o artigo 155, parágrafo 2º, inciso III, da constituição federal, que prevê a aplicação do princípio da seletividade para estipular alíquotas do ICMS.

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que deu parecer favorável à inconstitucionalidade da lei catarinense, embora a leitura literal do enunciado do art. 155 da Constituição possa levar à conclusão de que os estados e o Distrito Federal têm mera faculdade de adotar mecanismos de seletividade em função do nível de essencialidade das mercadorias e dos serviços tributados, a observação atenta do dispositivo conduz à conclusão diversa. O assunto havia sido relatado por este noticiário em março de 2015.

Notícias relacionadas

"Não faria sentido tributar bens essenciais sem qualquer critério, quando se tem à disposição marco principiológico apresentado pelo próprio constituinte. No ponto, há previsão legal expressa acerca da essencialidade de energia elétrica e telecomunicações na Lei 7.883/1989", sustenta o procurador-geral. Ele entende que energia e telecomunicações são essenciais ao exercício da dignidade humana.

Apesar de defender a redução do ICMS, Janot recomenda que o recurso seja atendido parcialmente, em função do risco econômico que pode trazer para os estados. Isto porque, eliminada a regra especial que estipula alíquota de 25% para energia elétrica e telecomunicações, o ICMS de ambas cairá automaticamente na regra geral do estado-membro, de 17%. O contribuinte, por sua vez, terá direito de pleitear a restituição dos valores pagos nos últimos cinco anos, nos termos do artigo 168 do Código Tributário Nacional.

A recomendação da PGR é de que a nova alíquota seja adotada no futuro, dando tempo que os estados possam adaptar as suas legislações do ICMS "em face do princípio da seletividade, norteado pela essencialidade da energia elétrica e dos serviços de telecomunicações, e possa também estabelecer novas previsões orçamentárias com base no montante recalculado das suas receitas, atendendo ao que prescreve o artigo 167 da Constituição Federal", opinou.

O pedido do SindiTelebrasil de participar da ação como Amicus Curiae prevê a sustentação oral quando do julgamento do recurso e de apresentação de manifestação escrita nos autos, memorial, pareceres e demais atos visando o pleno debate e compreensão do tema, "em face da comprovada repercussão nos interesses das empresas de telefonia representadas pelo sindicato", sustenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!