O Banco do Brasil lança novas versões do Gerenciador Financeiro e do Autoatendimento Setor Público para o iPhone ou iPod Touch, da Apple. O sistema é o principal canal de autoatendimento de clientes pessoa jurídica do BB, pelo qual podem ser realizadas mais de 400 transações, tanto pelo celular (via wap2) como pela web. Já o Autoatendimento Setor Público (AASP) é utilizado pelos governos municipais, estaduais e federais, autarquias e outros órgãos públicos para realizar operações bancárias, financeiras e envio de arquivos eletrônicos ao banco.
As soluções entraram em funcionamento esta semana e seguem os padrões de segurança do banco e a mesma forma de autenticação do Gerenciador Financeiro e AASP via internet. O aplicativo é instalado gratuitamente por meio da App Store, loja virtual da Apple, e o acesso ocorre por meio de qualquer operadora de telefonia móvel do país (via tecnologia 3G) ou por uma rede de internet sem fio (Wi-Fi).
Inicialmente estão disponíveis as 15 transações mais utilizadas pelos usuários (representando 90% das operações realizadas pelos canais), entre consultas e transações financeiras. Os limites para pagamento e transferências são os mesmos da web e as transações podem ser registradas como pendentes pela internet e depois finalizadas pelo iPhone/iPod Touch, ou vice-versa. E mais uma importante ferramenta: a busca pela localização de agências e caixas eletrônicos do BB.
Para o diretor de Governo, Paulo Ricci, "o novo canal, além de ser mais uma opção de autoatendimento para facilitar o dia-a-dia do gestor público, proporciona maior flexibilidade a esse cliente, que pode gerenciar à distância os recursos financeiros de seu órgão ou município".