Fusão entre Alcatel-Lucent e Nokia entra na etapa final

Foi concluída com sucesso a troca de ações ordinárias da aquisição da Alcatel-Lucent (ALU) pela Nokia nos mercados da França e nos Estados Unidos, segundo resultados preliminares do órgão regulador de mercado francês Autorité dês Machés Financiers (AMF) nesta segunda-feira, 4. Em comunicado, a companhia finlandesa destacou que, ao final da oferta pública de troca de ações, ficou com cerca de 80% das ações ordinárias da ALU, ganhando assim o controle da empresa francesa. A transação teve valor de 15,6 bilhões de euros.

Em comunicado, o presidente e CEO da Nokia, Rajeev Suri, afirmou que pretende trabalhar rápido para que as duas companhias comecem a trabalhar juntas ainda neste mês. "Em 14 de janeiro de 2016, a Nokia e a Alcatel-Lucent vão oferecer um portfólio combinado fim a fim no escopo e escala para atender as necessidades de nossos consumidores globais", disse Suri, ressaltando a melhoria nas capacidades de inovação e de pesquisa e desenvolvimento  da empresa com a fusão.

Segundo a Nokia, caso confirmado o resultado da transação pela AMF, a empresa deterá 79,32% do capital e pelo menos 78,97% de ações com direito a voto da ALU, considerando também os títulos conversíveis (OCEANE – Offering of Bonds Convertible Into and/or Exchangeable for New or Existing Shares) de 2018, 2019 e 2020.

Notícias relacionadas

O resultado final da transação será publicado pela AMF na terça-feira, 5. A oferta de troca de ações na França e nos EUA será reaberta na mesma data, e tanto a ALU quanto a Nokia recomendam aos acionistas e detentores de títulos remanescentes que aceitem a proposta e coloquem suas ações e títulos em oferta.

Conforme anunciado, a Nokia pretende instaurar um programa de 7 bilhões de euros para otimizar a estrutura de capital, retornando o excesso aos acionistas – o plano é de distribuir 4 bilhões de euros, e isso obviamente não inclui os acionistas restantes da ALU que não participarem da oferta. A companhia também reiterou que intenciona comprar as ações restantes caso passe a deter 95% do capital e de direitos de voto da Alcatel-Lucent, agindo da mesma forma com os títulos conversíveis OCEANE restantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!