O mercado global de equipamentos de transporte óptico apresentou uma queda de 18% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com relatório publicado pela consultoria Dell'Oro Group, essa retração foi atribuída a uma redução na demanda global, com todas as principais regiões geográficas registrando encolhimentos na receita.
"Embora o estoque de clientes ainda seja um fator que causa o declínio nas vendas ópticas, acreditamos que condições macroeconômicas desfavoráveis tiveram uma influência bem maior nos resultados atuais do mercado. É possível ver isso na contração do mercado em algumas regiões geográficas importantes onde os níveis de estoque do cliente não foram elevados, como Europa e China", disse o vice-presidente da Dell'Oro, Jimmy Yu.
Segundo o relatório, a maioria das regiões sofreu quedas superiores a 20% no trimestre. Os maiores declínios foram observados na Índia (onde a receita recuou 40%) e na China (-30%).
Ainda assim, a consultoria sugere que há sinais de recuperação no fluxo de pedidos, especialmente na América do Norte – onde a correção dos estoques iniciada no final de 2023 está quase concluída.
Os três principais fornecedores do mercado nos primeiros nove meses de 2024 foram Huawei, Ciena e ZTE. A Huawei obteve o maior ganho de participação de mercado, com um aumento estimado de quatro pontos percentuais, seguida pela ZTE.
Crescimento em 2025
Segundo a Dell'Oro Group, a expectativa é de que o mercado de transporte óptico retome o crescimento em 2025. Isso deve ocorrer com a conclusão do ajuste de estoques no final de 2024 e uma melhoria gradual nas condições econômicas globais a partir do próximo ano.