Angola Cables diversifica serviços para enfrentar mercado mais competitivo

Ângelo Gama, presidente da Angola Cables

Pode-se dizer que a Angola Cables tenha ancorado no Brasil de maneira definitiva em 2018, quando o primeiro cabo submarino ligando Brasil e a África, o SACS, foi ativado, e desde então a empresa se tornou um player importante no segmento de capacidade e data center. Só que naquele momento, todas as estimativas de retorno de investimentos eram feitas considerando um preço por Mbps de US$ 4. Hoje, a realidade é outra, e com o acirramento da concorrência as empresas de capacidade enfrentam um preço base de US$ 0,20 por Mbps. "A nossa resposta é a diversificação dos negócios, com novos serviços agregados", diz o presidente da empresa, Ângelo Gama, que assumiu o comando da operadora no ano passado, em entrevista a este noticiário.

Ele explica que a empresa tem hoje um gabinete de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de soluções específicas, como o produto IP Gamer, um produto concebido no Brasil mas hoje ofertado globalmente pela Angola Cables em que a capacidade e os servidores foram otimizados para atender ao mercado de games. Outro foco da empresa é o desenvolvimento de CDNs (servidores dedicados a serviços de mídia) e a atração de parceiros globais para a sua rede, como Microsoft, Facebook e Netflix. "São 30 pontos de presença e 20 data centers por onde criamos essa rede global".

A Brasil foi uma aposta importante para a empresa e hoje já representa o principal mercado fora da África, mas como diz Ângelo Gama, "foi uma aposta importante, mas hoje temos sido muito mais cautelosos porque o cenário é outro. As margens de sucesso são menores e por isso é preciso ser mais conservador". Segundo o executivo, o momento agora é de fechar parcerias globais, em que as margens podem ser menores, mas ganha-se na escala. Ainda assim, diz ele, já é chegado o momento de alguns investimentos para ampliar a capacidade dos cabos no Brasil. "A crise do Covid fez duplicar o nosso tráfego, passamos da casa de 1 Tbps e nossa capacidade no Monet terá que passar por um upgrade", diz ele. O Monet é um cabo submarino que liga Brasil aos EUA e em que a Angola Cables têm algumas fibras.

Notícias relacionadas

Gama acredita que esse crescimento de tráfego, muito impulsionado pela ampliação do mercado de banda larga no Brasil, tende a crescer ainda mais com o mercado de 5G, ainda que o Brasil tenha uma característica de um tráfego endógeno, ou seja, 70% do conteúdo consumido na Internet brasileira está no próprio país.

Transformação na África

Ao mesmo tempo, ol principal mercado da Angola Cables é no continente africano, que segundo Gama está passando por um processo de transformação relevante. "Hoje as maiores taxas de crescimento de serviços de banda larga fixa e móvel no mundo são nos países africanos, e isso tem chamado a atenção dos provedores globais de conteúdo", diz ele. Segundo o CEO da Angola Cables, empresas como Netflix e Facebook estão buscando cada vez mais o continente africano em suas estratégias de crescimento, o que aumenta a demanda por capacidade nas redes submarinas e datacenters,  e assim como aconteceu em todo o mundo, alguns mercados estão se desenvolvendo rapidamente em termos de acesso.

Ele exemplifica com o seu próprio país, Angola. "Temos cerca de 120 empresas licenciadas para serviços de Internet, das quais 12 estão operando como ISPs", diz ele. Com 33 milhões de habitantes, Angola é uma fração do mercado brasileiro, mas Gama acredita que a experiência dos modelos praticados pelos ISPs no Brasil pode se replicar por lá.

A Angola Cables desenvolveu em parceria com o governo o programa AceleraNET. O programa é dedicado ao desenvolvimento de provedores de acesso à Internet pelo país. No modelo do programa, os investimentos e custos atrelados à contratação de capacidade para interligar o provedor se tornam um percentual da receita por usuário e, assim, acabam diluídos no tempo e pagos conforme a empresa cresce. "O ISP não precisa fazer um investimento inicial tão alto e nós temos uma participação nas receitas destas novas empresas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!