STF considera Lei das Antenas de São Paulo inconstitucional

Foto: Life-Of-Pix / Pixabay

Uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pela TelComp questionando o município de São Paulo pela Lei das Antenas da cidade (13.756/2004) foi julgada procedente pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O reconhecimento contra a lei era buscado pelo setor há anos.

Finalizado no último dia 27 de novembro, o julgamento virtual sobre o tema acolheu um recurso movido pela entidade setorial e reconheceu a ADI por três votos a dois (aceitando tese anteriormente reconhecida pelo TJSP). Agora, o município de São Paulo poderá recorrer e apresentar embargos declaratórios contra a decisão.

Mesmo assim, a TelComp (que representa operadoras regionais, de atacado e B2B) comemorou a decisão como "uma vitória importante" em um processo iniciado ainda em 2013 e que tramitava no STF desde 2016.

Notícias relacionadas

Limites

"Embora ainda se aguarde o acórdão, no entendimento da maioria dos ministros, tendo norma da União fixado limites proporcionalmente adequados à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, as leis estaduais e municipais que versam sobre o mesmo tema são inválidas", entendeu a TelComp, em nota publicada nesta quinta-feira, 3.

"Este resultado é de extrema relevância não só para as associadas da TelComp e para todo o setor, mas acima de tudo para a sociedade num momento em que cada vez mais a infraestrutura de telecomunicações é essencial às atividades econômicas e sociais", completou a entidade.

A legislação de antenas de São Paulo é considerada a mais problemática do Brasil, apesar de uma lei federal (a 13.116/2015, ou Lei das Antenas) definir parâmetros nacionais. Na Câmara Municipal da cidade, um projeto de lei com a revisão da norma vigente (datada de 2004) se arrasta há anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!