Pinheiro alerta para manobra de divisão da CCTCI

A sessão desta quarta-feira, 3, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) terminou com um apelo do presidente Walter Pinheiro (PT/BA) para que os deputados lutem pela manutenção da comissão na forma como ela existe hoje. O motivo da conclamação dos parlamentares seria, segundo Pinheiro, uma articulação que vem sendo feita nos bastidores da Câmara para dividir CCTCI, criando outras duas comissões temáticas. O deputado não esclareceu quais os temas seriam apartados nessa nova estrutura.
"Na Casa circula uma proposta entre alguns deputados de dividir a comissão em outras duas comissões. Eu, particularmente, tenho levantado posição contrária a isso. Não acho salutar essa separação", afirmou Pinheiro. Em sua apresentação dos fatos, o presidente da comissão disse que será um equívoco se a idéia perseverar apenas para se "ter mais comissões para distribuir os deputados". Além disso, o movimento poderia comprometer todo o trabalho feito pela CCTCI até o momento.

A divisão

Notícias relacionadas

As informações que circulam na Câmara dos Deputados são de que a cisão na CCTI criaria uma comissão específica para tratar dos assuntos da Ciência e Tecnologia e a outra ficaria com a parte de Comunicação. A parte de "informática" provavelmente ficaria com o tema C&T mas não há clareza sobre a nova estrutura. O fato de o debate estar sendo realizado nos bastidores da Câmara tem gerado mal estar para os deputados da CCTI e alguns já se movimentaram para que o assunto seja tratado às claras. É o caso do deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP).
Semeghini conta que procurou os candidatos à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em 2009 para conversar sobre o assunto. "Pedi que esta decisão, se for tomada, que seja feita a partir de uma discussão aberta", afirmou o deputado. Para ele, é preciso avaliar os benefícios e os malefícios de uma eventual separação com seriedade e fora da negociação apenas de bastidores.
O deputado diz ainda não ter uma opinião fechada sobre o assunto, mas em princípio não vê vantagens na idéia. "Não vejo aparentemente motivo para que a comissão seja dividida. A política no mundo todo tem sido feita em cima das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e muitos órgãos de regulação em outros países têm se unido por conta disso. Não vejo muito sentido de, neste contexto, nós separarmos a comissão aqui", explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!