Vivo segrega empresa para IoT e big data no mercado corporativo

A Telefônica (Vivo) colocou em prática a segregação de suas atividades de Internet das Coisas (IoT) e de big data em uma nova empresa para o segmento B2B – até o momento denominada como IoTCo Brasil.

O spin-off foi anunciado ao mercado na última segunda-feira, 1°. Como passo preliminar à operação, foram transferidos à IoTCo certos ativos, contratos e empregados da Vivo e da subsidiária indireta Telefônica Infraestrutura e Segurança.

A operadora, contudo, vai seguir liderando o relacionamento com clientes finais do segmento corporativo. Para tal, um contrato de intermediação comercial será celebrado entre a Vivo e a nova empresa, com a primeira atuando como canal de vendas exclusivo da IoTCo Brasil.

Notícias relacionadas

A operação não está sujeita à obtenção de autorizações regulatórias ou adicionais, após receber sinal verde do conselho de administração da Vivo no início da semana.

Passos

Para formalizar o spin-off, a operadora acertou a venda de parte das ações de emissão da nova empresa para a Telefónica Iot & Big Data Tech (ou TI&BDT, uma entidade controlada da matriz Telefónica). As ações representam 0,02% do capital social da IoTCo, sendo negociadas por R$ 18.992,40.

Em paralelo, a TI&BDT subscreveu 499 mil ações ordinárias de emissão da nova empresa, sob um preço total de R$ 94,943 milhões. Após as transações, 50,01% do capital social da IoTCo ficaram com a operação brasileira e 49,99%, com a TI&BDT; a relação entre a dupla será regulada por um acordo de acionistas.

"A operação permitirá que a companhia, em parceria com a TI&BDT, desenvolva uma empresa brasileira dedicada a serviços e soluções de IoT e Big Data para B2B, visando alavancar seu posicionamento com soluções e plataformas globais e capturar oportunidades de crescimento dos negócios neste segmento", afirmou a Vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!