TelComp considera tímidos remédios do Cade para Oi Móvel

Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp

Em uma "análise preliminar", a associação de operadoras competitivas, a TelComp, considerou "tímidos" os remédios recomendados pela superintendência geral do Cade na venda da Oi Móvel ao trio Claro, TIM e Vivo. Em comunicado assinado pelo presidente da entidade, Luiz Henrique Barbosa, e divulgado na noite desta quarta-feira, 3, o argumento é as medidas precisariam ser mais detalhadas e aprofundadas, com especificação de prazos e valores. 

A TelComp, que é uma das terceiras admitidas pelo Cade no acompanhamento do processo, diz que é necessário um estudo mais detalhado, uma vez que alguns tópicos ficaram com acesso restrito. Além disso, coloca que o conteúdo do acordo em controle de concentrações (ACC) em si não foi tornado público. 

Conforme explica Barbosa no comunicado, "se não houver o estabelecimento de marcos, datas e valores específicos para uma eventual aprovação do negócio, simplesmente não haverá, de fato, um ambiente concorrencial no setor de Telecom". Segundo ele, o parecer e os remédios teriam "um perfil mais regulatório do que estruturante nas decisões anunciadas pelo Cade, que no entender das Operadoras Competitivas, precisariam ter o efeito de 'vacinas' concorrenciais em meio aos 'remédios', cumprindo, portanto, sua função de evitar práticas danosas à concorrência e disputas prejudiciais ao mercado.

Notícias relacionadas

Na avaliação da associação, os remédios "devem abordar questões como acordos e contratos em vigor entre a Oi e MVNOs, parâmetros para o estabelecimento de valores e tarifas, dentre outros detalhamentos e definições julgadas imprescindíveis". 

Como exemplo, a entidade faz as seguintes perguntas: 

  • Quando os remédios serão aplicados? 
  • Quais frequências estarão disponíveis? Só as da Oi? 
  • Quais são os prazos? 
  • E os valores? Quanto custa a radiofrequência? Quanto custa o Roaming? Será igual à melhor oferta existente hoje? (que é justamente a da Oi, na maioria dos casos)? 
  • O Roaming será obrigatório? Atualmente, é possível, mas as grandes operadoras não são obrigadas a fazê-lo. 
  • Como será a oferta de novas tecnologias?
  • O 5G estará disponível para as MVNOs pari passu com as MNOs?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!