Brasil deve capacitar população para avançar inclusão digital, diz Baigorri

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, em evento da Ericsson

Com 92,5% das residências brasileiras com acesso à Internet, o próximo desafio a ser superado para inclusão digital no Brasil é capacitar parte da população com foco no uso da tecnologia, de acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. 

Durante evento de comemoração dos 100 anos da Ericsson no País, que aconteceu nesta quinta-feira, 3, em São Paulo, Baigorri lembrou que 70% de um público ouvido pela agência em pesquisa recente não têm acesso à Internet ou porque não precisam, ou porque não entendem qual a utilidade. 

"Isso mostra que, hoje, a gente tem muito mais um problema do lado da demanda do que da oferta. A rede está disponível, a conectividade está disponível, o serviço está lá, mas as pessoas não têm as habilidades digitais para explorar essas tecnologias com todo o seu potencial", disse o presidente da Anatel.

Notícias relacionadas

Nos últimos 25 anos, afirma ele, o Brasil focou na ampliação do acesso aos cidadãos. Superado este entrave, a segunda fase do processo é a inclusão digital. "A tecnologia e as telecomunicações não são um fim em si mesmo. Elas são um meio de aumentar a qualidade de vida das pessoas, a produtividade e a geração de bem-estar."

Compromissos

Segundo Baigorri, áreas ainda desassistidas, como a região Amazônica, serão "inevitavelmente" atendidas, seja por obrigações de edital, por políticas públicas ou mesmo fundos públicos.

"Não faz sentido construir uma infraestrutura de data center, edge computing, 5G standalone ou de fibra ótica em toda a esquina, se as pessoas, a sociedade e a economia das empresas não tiverem as condições de aproveitar todo esse potencial", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!