Publicidade
Início Newsletter Neutralidade de rede pode ser ‘atropelada’ pelo 5G, temem pesquisadores

Neutralidade de rede pode ser ‘atropelada’ pelo 5G, temem pesquisadores

Foto: Pixabay

O princípio da neutralidade de rede foi protagonista de um debate sobre as franquias de dados na telefonia móvel realizado durante o 9º Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) nesta semana, em Manaus. Segundo especialistas presentes no encontro, o conceito, garantido no Brasil pelo Marco Civil da Internet, pode ser “atropelado” com a chegada do 5G.

“O 5G vai nos atropelar se não tivermos um acordo mínimo do que é neutralidade de rede“, afirmou a representante do grupo de pesquisa em Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade da Unicamp a da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits), Cristiana Gonzales. De acordo com a ela, modelos de negócio como o network slicing (fatiamento de rede) devem trazer “políticas diferenciadas de qualidade de serviço” que colocarão o princípio em xeque.

“O novo padrão precisa seguir as leis ou a lei precisa se adaptar?” questionou Gonzales, notando que a defesa do abrandamento da neutralidade (já repelida pelo governo nos EUA) como passo necessário para o 5G tem se tornado uma bandeira comum entre players da indústria. No Brasil, já há inclusive um projeto de lei que versa sobre a revisão do tema em aplicações críticas e de Internet das Coisas (IoT).

Notícias relacionadas

Gerente de interações institucionais, satisfação e educação para o consumo da Anatel, Fábio Koleski, por sua vez, argumentou que os limites da neutralidade devem ser melhor definidos ao longo do tempo. “Esse é um debate que vai ocorrer por mais alguns anos e vamos descobrir a neutralidade na medida do que isso for sendo debatido”, afirmou ele, adicionando em seguida que o Brasil não está “juridicamente preparado” para aplicações de IoT.

Koleski também pontuou que, desde a aprovação do Marco Civil, houve poucos casos de fiscalização de denúncias relacionadas com neutralidade de rede. Na maioria das ocasiões, a Anatel não teria comprovado a existência de práticas de degradação de tráfego.

Representante do Intervozes e conselheira no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Flávia Lefèvre notou que se antes a neutralidade tinha um cunho sobretudo concorrencial (para impedir efeitos negativos sobre o tráfego de operadoras de VoIP, por exemplo), “de 2014 para agora, o poder das plataformas e os modelos de negócios deram outra configuração” para o acesso à Internet e para a própria neutralidade.

De acordo com a advogada e como defendido há algum tempo por entidades de defesa do consumidor, a principal expressão da quebra do princípio no Brasil seria a oferta do zero rating de Internet móvel para determinados aplicativos (sobretudo redes sociais) após o fim das franquias do serviço. “Se quando acaba minha franquia só há uma ‘janelinha’ para Facebook e Instagram, está havendo uma discriminação. É um tipo de modelo de negócio que contraria o Marco Civil, a inclusão digital e tem efeitos na democracia muito perigosos”, afirmou Lefèvre, lembrando que o acesso à Internet exclusivamente por dispositivos móveis tem crescido no País.

Fora da mesa de debates mas participando como espectador, o diretor regulatório do SindiTelebrasil, Alexander Castro, defendeu a postura das empresas de telecomunicações diante da neutralidade de rede. “Ela não foi conceituada como nosso setor gostaria que fosse, mas o que está lá precisa ser respeitado, e não distorcido. Lá diz que as empresas devem tratar todos os pacotes de forma isonômica, e é isso que elas fazem”.

“Não se confunde [quebra da neutralidade] com eventuais práticas de zero rating”, prosseguiu Castro. Segundo o dirigente, a interpretação da legislação pela Anatel sempre permitiu a prática de franquia na Internet móvel. No caso da Internet fixa, vale lembrar, o modelo de franquias está suspenso via cautelar da reguladora desde 2016.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile