Publicidade
Início Newsletter Cisco quer parceria com teles para chegar a provedores menores

Cisco quer parceria com teles para chegar a provedores menores

Laércio Albuquerque, presidente da Cisco Brasil

A estratégia da Cisco nos últimos três anos tem sido em projetos de regionalização no País, expandindo para além do eixo São Paulo – Rio de Janeiro – Minas Gerais. Com isso, nos últimos três anos (12 trimestres), a unidade brasileira da fornecedora norte-americana tem crescido dois dígitos. Agora, a empresa quer também estender o alcance para empresas menores, como provedores regionais. E espera poder contar com as grandes operadoras para isso.

A Cisco global criou uma área dedicada às pequenas empresas (“small business”), mas só agora está trazendo essa linha para o Brasil. “Estamos implementando agora, no ano fiscal [iniciado] de agosto. Para este mercado, quero ter segmentação, precificação e ecossistema de parceiros dedicados, com foco nessa área”, declara o presidente da empresa no País, Laércio Albuquerque, em conversa com jornalistas e analistas durante evento da empresa em São Paulo nesta quinta, 3. Os grandes provedores de serviço passaram a ser um importante canal para entregar essas soluções, uma vez que a fornecedora não vende diretamente aos clientes, mas apenas por meio de parceiros. “São clientes grandes como Oi, Vivo, Embratel, que têm uma área específica de managed services e têm sido um canal gigante nosso”, afirma.

É por meio desses braços corporativos das teles que a Cisco quer chegar nos ISPs. “Elas entram no small business e sim, tem potencialização para crescer. As grandes têm uma penetração muito maior com esse pessoal”, afirma. O executivo explica que a solução Meraki já se adéqua às grandes, pequenas e médias empresas, mas reconhece que o segmento b2b costumava ser direcionado para as de maior porte. “Vamos colocar foco grande no mercado de small business, a Cisco está se reinventando para esse setor”.

Notícias relacionadas

Albuquerque lembra que o grupo de provedores regionais já se equipara ao tamanho das grandes teles. “Temos duas ou três associações com as quais a gente tem uma relação muito grande. Tratamos como cliente como go-to-market em uma proporção de volume”, declara.

Para atrair esses clientes, a fornecedora quer dedicar não apenas lançamentos, ofertas e produtos específicos para este mercado, mas também precificação. Faz parte da estratégia da Cisco oferecer linhas de financiamento para o pequeno provedor. “Mais de 50% do que vendemos no Brasil é fabricado aqui. E se é fabricado aqui, fica elegível a linhas como o Finame ou cartão BNDES por causa do PPB [Processo Produtivo Básico], é importantíssimo para eles”, complementa o diretor de relações governamentais da empresa, Giuseppe Marrara.

Lei da Informática

A Cisco Brasil vê com bons olhos a renovação da Lei da Informática, especialmente por considerar que acaba com barreiras burocráticas e coloca o mercado nacional em conformidade com a realidade da macroeconomia global. “PPB sempre foi um grande alavancador para trazer investimentos para o País, ajudou a ter fábricas locais, fornecedores e players no mercado. Mas, como tudo, precisa de atualização, e o momento é excelente para ter ajustes”, argumenta Laércio Albuquerque.

Por sua vez, a adequação às regras impostas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), é algo que Cisco considera como “ponto de preocupação” no momento. O governo trabalha com uma medida provisória para a revisão dos incentivos fiscais da Lei da Informática para entrar em conformidade com as requisições da OMC após condenação do benefício fiscal via IPI no ano passado. Contudo, a organização estabeleceu como prazo que as novas regras entrem em vigor em 1º de janeiro de 2020. A MP teria que ter sido apresentada no final de setembro, respeitando o prazo de 90 dias para sua efetivação. “A política é boa, o governo aponta para a direção de que continuará a ter uma política industrial para o País. A preocupação é a questão da segurança jurídica, evitando áreas dúbias da lei ou potenciais liabilities [passivos]. O único caveat [senão] é que se elimine o risco desnecessário e a burocracia”, declara Giuseppe Marrara.

O diretor da fornecedora diz que, caso o Brasil não consiga atender à decisão da OMC, pode haver retaliações de países da Europa e do Japão, por exemplo. Mas ele considera que é algo que “foge” da alçada da empresa. “Temos contato com o governo e eles estão preocupados, sabem que pode ter retaliação. Mas também estão demonstrando para a OMC que estão interessados em fazer as mudanças que tem que ser feitas, que não são trivial e simples.” Pela urgência, Marrara espera que a mudança seja por meio de MP. “Acho que a resposta tem de ser dada rápida. Se o mecanismo possível for o decreto, que seja assim. Se em longo prazo se solidificar em lei, melhor.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile