Anatel ainda precisa dizer se renovação de espectro vale para autorizações atuais

Uma das muitas questões que precisarão ser definidas pela Anatel com a sanção do novo modelo de telecomunicações é sobre como serão renovadas as autorizações de uso de espectro vigentes. A partir de 2021 começam a vencer as primeiras autorizações de banda A do celular, por exemplo. O entendimento predominante na Anatel, mas que ainda depende de um posicionamento do conselho diretor, é que só as novas autorizações terão o benefício previsto no PLC 79/2016, de renovação irrestrita. As atuais autorizações terminariam nos prazos do modelo pré-PLC 79, a Anatel renovaria em caráter secundário até conseguir realizar uma nova licitação e, aí sim, as regras do novo modelo passariam a valer. Mas, obviamente, esse não é o entendimento das empresas.

Situação semelhante se coloca para a questão das posições orbitais e respectivos uso de espectro. Nesse caso, contudo, a Anatel já informou que precisará alterar a regulamentação da agência e a tendência é que nesta revisão esteja previsto que os atuais detentores de posições orbitais poderão ter a autorização renovada indefinidamente, atendidas as condições colocadas pela agência.

Uma definição pode começar a surgir quando a Anatel colocar em consulta o edital das posições orbitais brasileiras para as as posições 70ºW, 65ºW e 61ºW (Posições ocupadas por dois satélites da StarOne/Claro e um da Hispamar, respectivamente). O tema chegou a entrar na pauta da reunião do conselho diretor desta quinta, 3, mas ficou sobrestado porque o conselheiro relator, Vicente Aquino, entendeu ser necessário avaliar antes um pedido da Claro e da Hispamar para que a agência reavaliasse o prazo das outorgas, pleiteando sete anos adicionais. Vicente Aquino entende que, a depender da posição da agência sobre esse pedido, o edital que estava em pauta deixa de ser urgente. Ele vai avaliar o pedido da Claro e da Hispamar antes do edital.

Notícias relacionadas

Supondo que a Anatel defina que o pedido da Claro e da Hispamar é procedente, ela precisará estabelecer o prazo final das outorgas e dizer as condições de renovação. Caso a Anatel diga que é improcedente, as autorizações de ocupação das posições orbitais vencem no final do ano que vem e a agência terá que dizer se publicará um novo edital ou se já considerará as regras do novo modelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!