IoT: ou operadoras viram protagonistas, ou alguém rouba o papel

Com a antecipação de políticas públicas para fomentar a Internet das Coisas, as operadoras começam a se preparar para tentar assumir o papel de protagonistas nesse mercado, mas não sozinhas.

A questão que permanece é qual será o papel das empresas de telecom nesse cenário: se provedoras de conectividade ou provedoras de serviços. Para a Telefônica/Vivo, a opção de ser apenas provedora de conectividade no cenário da Internet das Coisas não é o melhor caminho.

Segundo Eduardo Navarro, presidente da empresa, ficar apenas na conectividade não vale a pena, "porque o volume de dados é muito baixa". A forma de avançar, segundo ele, é ajudar as empresas usuárias de IoT a terem plataformas de gestão dos chips, como se forem operadores de rede, alocando recursos etc, como se fossem um provedores de telecom. "É impossível estar presente em todos os setores. O conjunto de aplicações é infinito, então o caminho é desenvolver um ecossistema, selecionar um conjunto de setores que nos permitam atuar ponta a ponta: no nosso caso, gestão de frotas (aluguel de carros), gestão de energia para empresas e consumidores, cidades inteligentes. Ficar na conectividade não é uma opção porque as receitas e margens são muito baixas", diz ele. Ele deu exemplos de parcerias globais da Telefônica na área de IoT, como um projeto de conectar globalmente as máquinas da Nespresso para o segmento empresarial, a conexão de quase dois terços dos medidores de energia do do Reino Unidos e, no Brasil, a parceria para gestão de energia com o Hotel Meliã.

Notícias relacionadas

O diretor-executivo de estratégia da TIM, Luís Minoru, reconhece a necessidade de parcerias para que as teles não fiquem na mesma posição da briga atual com as over-the-tops. "É muita arrogância nossa achar que vamos vender dispositivo IoT, que vai colocar na geladeira. O que vamos é estimular que fabricante queira levar produto com conectividade embarcada, com dashboard de inteligência", declara. "Apesar de discutir complementaridade de rede, tem de discutir soluções. Caso contrário, se evitar e não ter interoperabilidade e não ter escala de dispositivo, alguém vai roubar esse mercado da gente", afirma.

A estratégia da TIM é focada em tecnologias com espectro licenciado, como Cat-M e NB-IoT. A companhia anunciou nesta terça, 3, durante a Futurecom, a criação de um espaço de startups interno focado em Internet das Coisas (IoT) e analytics, que funcionará como um local de coworking para atrair a inovação. O espaço já inicia com uma equipe multidisciplinar com startups que juntas têm receita de R$ 50 milhões ao ano. "Se não mudar a gestão de como as coisas são feitas, vamos ficar só com a parcela de conectividade, e olhe lá", declara Minoru.

O presidente do Grupo Algar, Luis Alexandre Garcia, estima que é necessário uma regulação mais leve, com ênfase na necessidade do compartilhamento de infraestrutura. E o grande desafio é como desenvolver política de geração de valor para todos os participantes da cadeia produtiva. O presidente da Abranet, Eduardo Parajo, é mais firme. "A posição é de não regular e esperar para ver como o mercado vai florescer, é o melhor", diz.

No entendimento do diretor de negócios de TI-B2B da Oi, Luiz Carlos Faray, a conectividade vai representar 15% das receitas de IoT. A tecnologia exigirá processamento de dados, armazenamento e escalabilidade de plataforma, além de todo o ecossistema de aplicações. "Operadores precisam ser protagonistas nesse processo", declara.

A Embratel também aproveitou a Futurecom para anunciar a expansão da sua área voltada para IoT, onde alega ter já 5 milhões de usuários conectados. Uma das áreas em que a empresa aposta é no segmento automotivo e diz ter 500 mil conexões de IoT embarcadas em veículos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!