Provedores e TVs cobram implementação imediata do unbundling

O ciclo de debates que o Conselho Consultivo vem promovendo para subsidiar sua análise do novo Plano Geral de Outorgas (PGO) recebeu nesta sexta-feira, 3, contribuições dos provedores de internet e das TVs por assinatura e abertas, que ainda possuem diversas ressalvas sobre a reforma que está sendo promovida pela Anatel. Nestes segmentos, há um consenso de que, antes de se fazer uma reforma do setor, a agência reguladora deveria concentrar esforços para cumprir as premissas que já existem na legislação, especialmente a desagregação das redes e a isonomia na oferta de infra-estrutura.
Como o cerne do debate era a mudança do PGO, tanto provedores quanto as TVs por assinatura deram destaque para a competição que ambos os segmentos têm criado nos serviços de telefonia. O entendimento, neste contexto, é que a Anatel deveria fortalecer esse cenário que começa a apresentar alguma competição ao invés de simplesmente apoiar o aumento da concentração no mercado de telefonia fixa.
"A Anatel esquece que há mais de mil outras empresas de telecomunicações atuando em forma regional", protestou o presidente da Associação Brasileira de Prestadoras do Serviço de Comuncação Multimídia (Abramulti), Manoel Santana Sobrinho. Para ele, a Anatel foi omissa nos últimos anos ao não implantar as ferramentas previstas na LGT para fomentar a concorrência.

Notícias relacionadas
No setor de TV por assinatura, o discurso segue em parte a mesma linha. "O cabo tem se mostrado o mais eficiente competidor com o STFC", declara o presidente da Net, José Antônio Felix, que protestou também com relação à entrada das concessionárias no mercado de TV pela compra de empresas já existentes. "Isso não está aumentando a concorrência. Isso está é concentrando o mercado."

Sem benefício social

Do lado das radiodifusoras, o vice-presidente da Band, Walter Ceneviva, criticou a maneira com que a agência está conduzindo as mudanças e pôs em dúvida a competência da autarquia para decidir sobre novas regras antes de fazer cumprir o que está previsto na legislação em vigor. "As mudanças só poderiam ser feitas por membros do Congresso, que receberam o voto do povo para decidir sobre algo como o PGO. Não é nenhum dos presentes nessa sala que deve decidir isso; nem nenhum dos funcionários dessa autarquia. Se deveria cumprir primeiro o que o Congresso Nacional estabeleceu, ao discutir há 11 anos a lei do setor e incluir pressupostos como concorrência e universalização na LGT", afirmou Ceneviva.
O executivo sugeriu ainda que a Anatel avalie desde já a oportunidade de se fazer uma separação de redes que estimule o compartilhamento. "O PGO não pode ser mudado sem que haja uma resposta consistente sobre a separação e o compartilhamento de redes". A preocupação é que a sociedada não tire nenhum proveito dessa mudança de regras, na medida em que a Anatel tem deixado para um segundo momento medidas que já deveriam ter sido tomadas segundo a lei, para privilegiar o novo PGO. "Há ganho social nessa inversão? Ao contrário, há só prejuízo", avaliou Ceneviva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!