Anatel sofreu ataque de hackers após bloqueio do X no Brasil

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira, 3, a Anatel confirmou que após a operacionalizar a decisão do STF de bloquear o X (antigo Twitter), a agência observou um "aumento esperado de ataques hackers", o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes.

Segundo o órgão, a equipe de TI da Anatel agiu rapidamente para mitigar os impactos e garantir a segurança das operações que a entidade realizada cotidianamente. "Os sistemas foram prontamente restabelecidos, e medidas adicionais foram adotadas para fortalecer a infraestrutura de rede, assegurando a continuidade dos serviços prestados à sociedade", disse a agência reguladora.

A Anatel também informou que a situação está sendo monitorada de maneira proativa pela agência, e reafirmou o compromisso com a segurança cibernética e a proteção dos dados, mantendo as melhores práticas para resguardar suas operações e o atendimento aos usuários.

Notícias relacionadas

PF e STF atacados

Também na tarde desta terça, a Polícia Federal (PF) foi alvo de ataques hackers. A rede interna do órgão ficou instável, mas, no começo da noite, voltou a funcionar de maneira regular.

Já no Supremo Tribunal Federal, os ataques aconteceram na última quinta-feira, 29, contra os seus sistemas. Os ataques teriam sido de um DDoS (ataque de negação de serviço), que ocorre quando se tem milhares de acessos simultâneos que objetivam criar instabilidade na rede e inviabilizar os serviços. Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos, informou o STF.

Todos os ataques a esses órgãos ocorrem após a decisão de suspensão da plataforma X no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!