PLOA 2022 prevê R$ 658 milhões do Fust para financiar projetos de telecom

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do governo enviada ao Congresso esta semana prevê R$ 658 milhões de recursos do Fust para projetos financiáveis de telecomunicações. Resta saber se no Congresso, haverá mudanças nas propostas enviadas pelo governo.

Pela nova legislação do Fundo, é possível realizar operações de crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para financiar projetos de infraestrutura para ampliar a conectividade de Internet aos brasileiros.

A nova legislação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) foi publicada em dezembro de 2020. Ela permite o uso dos recursos do Fundo para garantir a ampliação do acesso à Internet.

Notícias relacionadas

Além da modalidade de financiamento, parte dos recursos do Fundo poderá ser aplicada na forma de apoio não reembolsável, a fundo perdido. Esta talvez seja a rubrica prevista para investimentos em projetos voltados para políticas públicas capitaneadas pelo governo.

A lei prevê ainda a criação de um fundo garantidor. Assim, pequenos provedores, que não possuem bens para dar em garantia, terão o amparo do Fust para ter acesso a linhas de crédito.

Conselho Gestor

O texto da nova lei do Fundo prevê ainda a criação de um Conselho Gestor multissetorial, que tem o objetivo de formular as políticas, as diretrizes gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do Fust; definir os programas, projetos e atividades financiados com recursos do Fust, e elaborar e submeter, anualmente, ao Ministério das Comunicações a proposta orçamentária do Fust, para inclusão no projeto de lei orçamentária anual.

Há promessas de que o Conselho Gestor do fundo seja nomeado ainda este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!