Novas regras de licenciamento passam a vigorar na Anatel

Foto: Pixabay

Além da regulamentação da Lei das Antenas, por meio do Decreto 14.080/2020, a Anatel também implantou novas regras para agilizar o licenciamento. Como parte do movimento de simplificação regulatória, a agência anunciou nesta quinta-feira, 3, que as regras do Licenciamento 4.0 passaram a vigorar desde o dia 31 de agosto. Isso inclui prazos e o instrumento do silêncio positivo.

Conforme diz a Anatel, as regras do Licenciamento 4.0 "repercutirão em diversas matérias e procedimentos, que contarão com prazos máximos de exame pelas autoridades competentes, sujeitos a aprovação tácita caso sejam excedidos os períodos pré-estabelecidos". Trata-se de princípio semelhante ao da regulamentação da Lei das Antenas, que promove a aprovação tácita depois de 60 dias do "silêncio" da administração pública – no caso da legislação, a cassação após a instalação pode ocorrer em caso de irregularidades.

A proposta do programa de aplicar a pela Lei nº 13.874/2019, a Lei da Liberdade Econômica (LLE), regulamentada pelo Decreto nº 10.178/2019, foi enviada pela área técnica da Anatel e aprovada por unanimidade em abril pelo conselho diretor. A decisão foi publicada no acórdão nº 145, de 6 de abril de 2020, que visa:

Notícias relacionadas
  • aprovar a lista dos atos públicos de liberação de atividade econômica efetuados pela Anatel, com a definição de seus respectivos prazos máximos para decisão administrativa e dos riscos das atividades econômicas da Anatel; e,
  • aprovar a lista com a indicação dos casos que não se sujeitam à aprovação tácita após o decurso de prazo.

Lei da Liberdade Econômica

O programa Licenciamento 4.0 foi instituído pela LLE, pela Secretaria Especial de Modernização do Estado, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia. A Anatel diz que o programa "visa implementar um novo regime para a realização de atos públicos de liberação de atividades econômicas, a fim de conferir maior celeridade à maneira como a União, suas autarquias e fundações, prestam serviços aos cidadãos e às empresas". 

Decreto nº 10.178:

  • previu a classificação das atividades dependentes de atos públicos de liberação, conforme o grau de risco;
  • definiu atividades de baixo, médio e alto riscos;
  • operacionalizou a regra geral da Lei da Liberdade Econômica para que, em situações consideradas de baixo risco, seja dispensada a necessidade de qualquer ato público de liberação;
  • previu a definição de prazos para a decisão do ente público acerca do ato de liberação; e
  • estabeleceu o regramento geral na União quanto ao instituto da aprovação tácita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!