Aníbal Diniz defende blocos regionais no edital do 5G

Para o conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, o edital do 5G, a ser lançado no próximo ano, deverá contar com blocos regionais e municipais. A manifestação vai ao encontro do pleito das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que querem blocos regionais a valores reduzidos em troca de levar o 5G a pequenos municípios e áreas rurais.

"O cenário mundial demanda promoção da competitividade e da inclusão digital. Se queremos ser competitivos, temos que simplificar para aqueles que promovem a conectividade", afirmou o conselheiro. Em sua participação em workshop temático na sede da agência na semana passada, Diniz destacou a contribuição das PPP para a infraestrutura da banda larga fixa – o grupo de operadores regionais já é o segundo maior em SCM no País, segundo dados da Anatel. Outro conselheiro do órgão, Vicente Aquino, que é relator da proposta do edital de 5G, afirmou no evento que pretende levar à consulta pública uma ideia com as contribuições que foram recebidas durante o workshop.

Além dos conselheiros da Anatel, o evento contou com a participação da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), da Associação Brasileira de Internet (Abranet), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). Também estiveram no workshop as operadoras Claro, Oi, Telefônica e TIM; e as PPPs Neotv, Telcomp, Algar, Sercomtel, Brisanet, Datora, Sumicity e Americanet.

Notícias relacionadas

A Abranet propôs descontos às PPPs nas aquisições dos futuros lotes de 3,5 GHz, 40% para frequências nas áreas urbanas e de 50% para rurais. A associação defendeu a admissão de consórcios no edital e o incentivo a estados e municípios para oferta de benefícios, como a redução do ICMS. A Abrint, por sua vez, apresentou a ideia do "Lote PPP", um bloco de 60 MHz de abrangência regional com 90% do valor de aquisição convertido em compromissos de abrangência. A entidade também propôs o estabelecimento de ofertas de atacado e de compartilhamento de rede em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Convivência

A Abratel sugeriu que os recursos da licitação de 5G sejam destinados à aquisição de filtros para mitigar interferências na banda C ou na distribuição de kits em banda Ku para a população de baixa renda usuária de TVRO.

O superintendente de outorgas da Anatel, Vinicius Caram, ressaltou a importância de manter o acesso aos canais de TV aos usuários da TVRO. Para ele, a solução também seria utilizar filtros e a banda Ku. "Existem mais de três ou quatro opções de satélite com 500 MHz ou 300 MHz disponíveis para fazer essa possível migração, é uma solução viável", afirmou. Caram mencionou a possibilidade de aumentar a potência na banda C para evitar a saturação, permitindo a convivência das TVROs com o 5G. Segundo ele, mais de 60 países realizam transmissões na faixa de 3,5 GHz. (Com assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!