T-Mobile lança videochamadas nativas

T-Mobile lança videochamada integrada em aparelhos Samsung

A operadora norte-americana T-Mobile lançou nesta quinta, 3, novo recurso de videochamada nativa, ou seja, sem a necessidade de utilização de aplicativos como Skype ou Facebook Messenger. A novidade, porém, só está disponível inicialmente para os high-end da Samsung (Galaxy S6 Edge+ e Galaxy Note 5, com atualizações para o Galaxy S6 e S6 Edge na próxima semana), mas a empresa promete mais três dispositivos até o final do ano.

O recurso funciona de forma semelhante ao FaceTime, da Apple: na própria agenda de contatos do smartphone, a função aparece integrada, com um ícone de chamada de vídeo que pode ser realizada diretamente a outro dispositivo compatível. Se a qualidade da rede estiver ruim, a chamada fica apenas com áudio automaticamente. Além disso, promete funcionar não apenas em LTE, mas também no Wi-Fi, com transição (hand-off) que a T-Mobile promete ser suave.

A T-Mobile afirma estar trabalhando com outras operadoras para que a chamada em vídeo possa ser feita entre redes diferentes. A Verizon lançou recurso semelhante em agosto do ano passado, funcionando como vídeo em cima da tecnologia usada no VoLTE. A AT&T possui função semelhante, mas ainda em teste limitado nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas

Análise

A estratégia da T-Mobile é uma tentativa de estimular novas oportunidades de receitas ao tentar desestimular a utilização de aplicativos over-the-top (OTT) terceiros. A cobrança não é feita diretamente por chamada, mas a utilização na rede móvel consome o pacote de dados do usuário. A facilidade na utilização é a principal arma do recurso, mas, assim como o FaceTime da Apple, ainda peca por não ser neutro tecnologicamente.

Mesmo se conseguir estabelecer acordos com demais operadoras para realizar chamadas em vídeo com interconexão, a T-Mobile ainda precisará angariar parcerias com mais fabricantes de smartphones além da Samsung. E é muito improvável que a Apple vá querer abrir mão de sua estratégia de exclusividade de marca no FaceTime, já que nunca fez isso com seu iMessage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!