Sony atualiza linha high-end com Xperia Z3 e Z3 Compact

Apenas alguns meses após o lançamento do Z2, a Sony apresentou nesta quarta-feira, 3, durante a feira IFA em Berlim, Alemanha, seu novo smartphone high-end, o Xperia Z3. Como indica o próprio nome do aparelho, trata-se de uma evolução, mantendo algumas características, como a tela de 5,2 polegadas de resolução Full HD (1080p), câmera de 20.7 megapixels e resistência à água. Por outro lado, o aparelho agora conta com uma lente de 25 mm de ângulo aberto e sensibilidade ISO 12.800. O processador também melhorou um pouco: o quad-core Snapdragon 801 da Qualcomm agora é de 2,5 GHz, contra 2,1 GHz anteriormente.

Notícias relacionadas
Não significa que o aparelho não tenha novos recursos, como o a tecnologia DSEE HX de "upscaling" (ou seja, reformatação para uma resolução acima da original) para melhorar a qualidade de áudio de formatos de música com compressão, como mp3. O aparelho ainda tem função de cancelamento de ruído digital. O Z3 terá também uma variante com capacidade dualSIM em "mercados selecionados". Importante lembrar que no Brasil, a versão anterior, o Z2, contava com TV digital móvel (1-seg), recurso exclusivo para o País.

A Sony apresentou em Berlim também uma versão um pouco menor, o Xperia Z3 Compact, que conta com o mesmo processador Snapdragon 801, câmera de 20,7 megapixels e resistência à água. A maior diferença é a tela menor, de 4,6 polegadas, com resolução HD (720p). A empresa não divulgou disponibilidade, regiões de lançamento e nem preço para as duas versões, mas é seguro afirmar que o Compact custará menos que o Z3.

A linha também conta com uma versão maior: o Xperia Z3 Tablet Compact, com tela de 8 polegadas, 6,4 mm de espessura e 272 g de peso. O aparelho conta com tela de 1080p, 3 GB de RAM, câmeras de 8,1 megapixels traseira e 2,2 megapixels dianteira, e processador Snapdragon 801 2,5 GHz. Não há informação de preço, mas o tablet chegará às lojas durante o outono europeu (primavera no Brasil).

Segunda tela para videogame

Para os três modelos da linha Z3, a companhia implantou pela primeira vez em smartphones e tablets o recurso PS4 Remote Play, que permite, por streaming, visualizar e jogar o game rodando no PlayStation 4, de maneira semelhante ao que já acontece na função com o portátil PS Vita. O Remote Play exige que o smartphone/tablet e o console estejam na mesma rede Wi-Fi, e é necessário ainda possuir o controle Dualshock 4 conectado por meio do acessório Game Control Mount GMC 10, que serve como uma espécie de suporte. A Sony não especificou se é possível usar o controle sem isso, já que o joystick funciona sem fios e se comunica por Bluetooth, recurso suportado nativamente pelo Android KitKat.

O PS4 Remote Play permite também assistir às partidas remotamente, comunicar-se com contatos na PlayStation Network (PSN) ou comprar e baixar jogos do PS4. Essas funções acabam deixando a Sony em competição direta com a Nvidia, que oferece recurso semelhante com o tablet Tegra – sendo que os consoles PS4 são mais comuns do que computadores high-end equipados com a placa de vídeo necessária para uso da função de remote play da Nvidia.

Mais modesto

Outro smartphone anunciado nesta quarta-feira foi o Xperia E3, um handset mais modesto do que a linha Z3. O dispositivo tem capacidade 4G, tela de 4,5 polegadas com resolução 854 x 480, processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, bateria de 2.330 mAh, 1 GB de RAM, armazenamento interno de 4 GB (expansível por cartão microSD) e câmera de 5 megapixels. Preço e disponibilidade também não foram informados ainda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!