Ações da Nokia sobem e analistas mostram incertezas sobre o futuro da Microsoft

Após o anúncio da compra da área de dispositivos e serviços da Nokia pela Microsoft, as ações da Nokia Corporation na bolsa de valores de Nova York tiveram um aumento de 31% até o final da tarde desta terça-feira, 3, chegando a US$ 5,58. As ações da Microsoft, no entanto, tiveram uma queda de 5%.

Notícias relacionadas
Por enquanto, a Microsoft e a Nokia do Brasil não se posicionaram localmente sobre a aquisição. Analistas internacionais comentaram sobre as implicações do acordo para ambas as empresas, uns mais otimistas em relação ao futuro delas, e outros nem tanto. Mas em um ponto há concordância: a aquisição representa um final simbólico para a indústria de celulares conhecida até hoje.

Segundo Tony Cripps, analista principal de dispositivos da Ovum, apesar de a Microsoft ser a mais preparada empresa de tecnologia de consumo para competir com a Apple e a Samsung, ela ainda terá o desafio de alcançar o volume de smartphones embarcados das duas gigantes. Outra dúvida que Cripps levanta é se os elementos oferecidos pela Microsoft aos consumidores conseguirão ficar equiparados aos recursos dos rivais.

Para Ronan de Renesse, principal analista da Analysys Mason, a aquisição terá um impacto limitado em curto e médio prazo. Com a parceria da Nokia e a Microsoft para os smartphones Lumia, a equipe e os produtos dessa linha deve continuar pelo próximo ano. Para ele, a maior oportunidade para a Microsoft está nos países em desenvolvimento, com o portfólio de feature phones da Nokia.

Stephen Elop

A consultoria Strand Consult mostrou ser a mais radical em relação à aquisição. Ela divulgou, em comunicado, que o acordo representa uma perda para a Finlândia e que a Nokia não entregou bons resultados por culpa do CEO Stephen Elop. A consultoria justifica a afirmação com o fato de que o valor de cada ação da Nokia era de oito euros quando Elop assumiu o cargo e que, agora, valem cerca de quatro euros.

O anúncio da desistência do Symbian pela Nokia em 2011 e o início da parceria com a plataforma da Microsoft são vistos como erro pela consultoria, pois o momento era de vendas prósperas para os celulares com o antigo sistema operacional.

A Strand Consult chega até a sugerir a ironia do fato de Elop, que trabalhou na Microsoft anteriormente, não ter conseguido alavancar os resultados da Nokia e agora voltar a ter um posto na Microsoft. O substituto do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que vai se aposentar em 2014, ainda não está definido. A consultoria avisa: “Se Elop conseguir o cargo e gerenciar a Microsoft da maneira que gerenciou a Nokia, então que Deus ajude os acionistas da Microsoft.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!