Telebras firma acordo com IslaLink para construção de cabo submarino

A Telebras e a IslaLink, operadora espanhola independente que atua na região do Caribe com cabos submarinos, firmaram na última quinta-feira, 30, um memorando de entendimento na sede da estatal. A intenção do acordo, assinado pelo presidente da empresa brasileira, Caio Bonilha, e o presidente da companhia espanhola, Alfonso Gajate, é executar ações conjuntas para a construção de um cabo ótico submarino interligando América do Sul e Europa.

Notícias relacionadas
A estatal brasileira trabalha para lançar cinco cabos óticos submarinos. Quatro farão ligações internacionais, conectando Brasil, Estados Unidos, Europa e África. O quinto será construído para interligar o território brasileiro, expandindo ainda mais o backbone nacional da Telebras. Ao todo, serão 24 mil quilômetros de cabos óticos, ao custo total estimado de R$ 1,8 bilhão, com início de operação previsto para 2014.

Segundo nota divulgada no site do Ministério das Comunicações, o projeto é estratégico para o Brasil, pois garantirá autonomia de comunicação internacional para o país, por meio de uma conexão de alta velocidade e de melhor qualidade. As novas rotas diretas também permitirão o barateamento dos custos de internet.

Atualmente, a quantidade de tráfego internacional entre a Europa e América do Norte é 600 vezes maior do que com a América Latina, em virtude da inexistência de uma infraestrutura adequada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!