Superintendente Gilberto Alves é exonerado, a pedido do comando da SPB

O Superintendente de Serviços Públicos, Gilberto Alves, deixou os quadros da Anatel. O Conselho Diretor da agência aceitou nesta quinta-feira, 3, o pedido de demissão de Alves, entregue na semana passada. A saída do superintendente está relacionada com a produção do informe das multas altas, produzido pela Superintendência de Serviços Públicos (SPB), no qual a própria agência sugere que as sanções aplicadas às concessionárias não são razoáveis e seu pagamento pelas empresas poderia gerar um risco sistêmico no setor.
Na carta de demissão, o superintendente rememora seus anos de trabalho no setor e faz questão de ressaltar que as investigações internas da Anatel não chegaram a nenhuma conclusão com relação à responsabilidade sobre a produção dos informes. Na semana passada, o Conselho Diretor decidiu que os informes devem ser retirados dos mais de 200 Procedimentos de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pados) e que o estudo que embasou os documentos não reflete uma posição oficial da agência, sendo de completa responsabilidade dos técnicos da SPB.
A substituição definitiva de Alves ainda não foi decidida. Por enquanto, o gerente-geral de Outorgas, Acompanhamento e Controle de Obrigações Contratuais da SPB, Fernando Pádua, assume interinamente o comando da superintendência. A exoneração a pedido foi negociada com Gilberto Alves, pois sua demissão já estava decidida informalmente pelo Conselho Diretor. Com a exoneração, a Anatel espera pôr um ponto final no que se tornou um dos maiores problemas da autarquia nos últimos tempos.

Notícias relacionadas
Após a divulgação dos informes por este noticiário, em março deste ano, os órgãos de controle externo abriram uma grande investigação sobre o caso. Provocados pelo Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) abriram processos contra a Anatel, que ainda podem resultar em ações por improbidade administrativa por conta da produção do informe. O grande problema para estes órgãos é que a Anatel teria formado prova contra si mesma, comprometendo sua atribuição sancionadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!